Como começar a ler a Bíblia de forma correta

0 Flares 0 Flares ×

Como começar a ler a bíblia de uma forma correta, sem correr o risco de interpretações que contrariem o próprio evangelho?

Sabemos que há muita manipulação da Palavra de Deus… e há quem, inclusive, queria justificar o homossexualismo, usando para isso os textos sagrados. Como evitar isso?

Para religiosos ou estudantes sobre o assunto, ler a Bíblia pode ser mais fácil, pelo simples fato de que em ambos os casos – seja de maneira formal ou informal -, essas duas pessoas estudam ou estudaram a Bíblia diariamente.

O religioso, porque faz parte da sua crença, e o estudante, porque quer entender todo o fato religioso e suas diversas dimensões sob outro ponto de vista.

Mas, para aqueles que pegaram essa coleção de textos religiosos, pode não ser tão simples assim interpretar de forma correta a mensagem passada pelo livro sagrado.

Levando em consideração que o livro sagrado foi originalmente escrito por 40 autores entre 1500 e 450 a.C (antes de Cristo), segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos.

Exatamente por ter séculos de existência, tem que ser levado em consideração que a língua falada e usada naquela época é totalmente diferente da dos dias atuais. O que hoje é considerado uma língua arcaica, ou seja, muito mais difícil de interpretar.

Mesmo que passados 1600 anos, segundo uma das teorias que datam a primeira escrita da Bíblia, a língua usada no livro sagrado é muito formal e, por conta disso, religiosos e estudiosos recorrem à Teologia, o estudo da Bíblia, religião e tudo o que engloba este assunto.

E, por ser um livrado sagrado, é impossível mudar seu tipo de linguagem, ou muito arcaica ou muito formal. Dessa forma, quem deseja estudar a Bíblia e percebeu que não consegue fazer isso por si só, e a alternativa é procurar cursos que exemplifiquem a Bíblia.

A Teologia

A Teologia, ou melhor, o Bacharel em Teologia, existe justamente para isso, para ensinar a interpretar e ter uma base crítica sobre a religião.

O curso de Teologia tem como objetivo transformar os estudantes em teólogos críticos, capazes de compreender o fato religioso na vida humana em suas mais diversas dimensões.

A teologia permite que o estudante construa um diálogo científico por meio da pluralidade religiosa e cultural do Brasil, que, aliás, é bem ampla. Esses ensinamentos permitem ao teólogo um conhecimento sobre as diferentes extensões teológicas.

O curso proporciona um aprimoramento nas bases teóricas, reflexivas e éticas para quem cursa a teologia.

A Teologia ajuda o cidadão a ter uma visão social das experiências e fenômenos ligados a religião e o entendimento dos aspectos culturais e ideológicos por trás da religião.

Digamos que é uma visão disciplinar da religião, não como um religioso, mas um estudante. De uma forma neutra, sem envolver a religião do estudante em seu aprendizado geral da religião. Como se fosse uma visão de fora de tudo isso!

A Teologia também tem como objetivo formar nos estudiosos atitudes éticas, saber lidar e interpretar diferentes informações e conhecimentos. O futuro teólogo será capaz de compreender essa grande diversidade das teologias presentes em diferentes culturas.

A partir do momento em que se entende essa diversidade cultural na religião e a dinâmica religiosa na vida humana, será possível compreender as mensagens da Bíblia. Porque, desse momento em diante, com o curso de Teologia, você terá uma base para interpretar e entender completamente a Bíblia e seus ensinamentos.

Você terá fomentado uma base crítica sobre religião e a Bíblia, e isso dará capacidade ao teólogo de discutir a religião sobre vários aspectos, não somente como religioso, estudioso ou mero curioso, mas com bases para sustentar seus argumentos, críticas e pontos de vista.

Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa.

imagem: unsplash.com

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Testemunhos de esposas que conquistaram muito mais amor, amizade e carinho no casamento... CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×