Como saber se você é uma mulher rixosa (não se iluda)

0 Flares 0 Flares ×

Uma das coisas que mais me chama a atenção no livro de Provérbios é o pavor que Salomão tinha da mulher rixosa. Ele dedicou bem mais do que um versículo ao tema, obviamente, nenhum deles cordial. Vejamos alguns:

Melhor é morar num canto do eirado, do que com a mulher rixosa numa casa ampla. Provérbios 29:1

“O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes”. Provérbios 27:15

Na verdade existem muitos outros versículos sobre isso, mas creio que já deu para ter ideia do sentimento de aversão que eles transmitem.

Pois bem, de alguma maneira todos sabemos que ser rixosa, briguenta, cricri é prejudicial no matrimônio. E este artigo não vai tratar disso.

O foco deste artigo é tratar de um problema comum, a que poucas mulheres prestam a devida atenção: muitas mulheres simplesmente não se percebem rixosas. E o pior, acreditam, piamente, que estão agindo com toda sabedoria.

Isso porque associam o ser rixosa, a ser uma mulher carrancuda, pessimista, pra baixo, negativista, lamurienta.

Como elas se acham, ou de fato são, mulheres alegres, positivas, otimistas, que gostam de ajudar; creem que não se encaixam no papel da mulher que tanto causava repulsa em Salomão. Mas isso pode ser um engano.

De repente você pode ser super otimista, motivadora e alto astral, e ainda sim ter algumas atitudes que provocam incômodo.

Se você quer ser uma mulher mais sábia, amada e admirada por seu esposo, e não sabe se está errando em algo… leia este artigo até o final, você também pode se surpreender.

Ela não sabia que era uma mulher rixosa

Conheci uma dona de casa alegre e comunicativa, que amava o marido e gostava de ficar perto dele. O problema é que ela era muito ansiosa e tinha a mania de achar que tudo tinha de ser feito do jeito dela.

Então, o tempo todo que passava perto do marido era corrigindo-o de alguma coisa. 24 horas por dia ela tinha uma receita, uma recomendação, uma dica, um jeitinho que alguém ensinou. E o marido, que também gostava da mulher, já não estava aguentando ficar perto dela.

Até quando o marido ia trocar uma lâmpada a mulher tinha de dar palpite:

Cuidado para subir a escada, amor.

Cuidado para não levar choque, bem.

O marido suportou o tanto que podia, porém, uma hora estressou com a esposa. E ela ficou super ressentida com tamanha grosseria, quando na verdade só queria ajudar.

O que ela não conseguia perceber é que estava o tempo todo tratando o marido como um idiota incapaz de fazer as coisas mais simples. Se você fica o tempo todo de cima, dando conselhos, certamente o outro vai pensar:

Essa mulher deve achar que eu sou um imbecil,  que não sei fazer nada!

Daí ele fica morrendo de raiva. E, como os homens são diferentes das mulheres, ao invés de discutir a relação, eles vão se fechar no  mundinho deles. .

Veja bem: o que quero dizer é que essa mulher não é necessariamente rabugenta ou brigona (não por enquanto). Tudo começou apenas com o sincero desejo de ajudar, de ser importante para o homem que ela tanto ama.

Porém, ficar de cima o tempo todo, incomoda bastante.


Ajuda quem não atrapalha

Se você não sabe, eu sou professora (cada vez menos), mas uma das coisas que sempre repetia para meus alunos era:

CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR LENDO ESTE ARTIGO

imagem. gdefon.com

Artigo:
Postado em:
Classificado com:
5
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

22 Comentários

  1. Nunca tinha olhado por esse lado , muito interessante , nós achamos ou pelo menos eu achava que quando não tinha esse tipo de cuidado era porque estava sendo negligente e não estava ajudando ,sendo a auxiliadora , confesso que até ler este artigo pensava ainda um pouco dessa forma , mas esta fazendo mais sentido…… Não posso tratar meu marido como meu filho e as x fazemos isso inconscientemente e com intenção de agradar , mas acabamos sendo rixosas…… Affffff complicado 😳😳😕🤔🤔🤔que o Senhor me ajude a mudar isso …… Obrigada Cintia abençoou minha vida mais uma x 😘😘😘😘😘😘

    Post a Reply
    • Ei Fatinha, bom demais conversar com você aqui. Sou sua fã.
      Eu acho que tudo é questão de a gente ir adquirindo consciência. Uma vez adquirida, fica mais
      fácil perceber as situações. E aí é ir treinando mesmo, observando, vendo o que dá certo,
      dialogando…

      Podemos ser auxiliadoras de forma mais discreta, mais calada, ou rindo, brincando.
      Cada família tem suas peculiaridades, mas o ideal é evitar excesso de palpite. Realmente enche
      a paciência. Deus a abençoe. Volte sempre!

      Post a Reply
  2. Parabéns serva de Deus,estou casado há 20 anos,tenho dois filhos maravilhosos,amo a minha família e minha esposa,mas devo dizer que só não deixei-a por causa de meu amor à Deus e aos meus filhos,sei que filhos sem pais caem na desgraça,minha mulher não é só rixosa ela é a rainha universal de todas as mulheres rixosas,ela não me deixa empaz um segundo sequer,se ainda estou vivo é só pela misericordia de Deus,ore por favor por mim,já fiz campanhas,votos e tudo que existe para ela mudar mas a cada dia fica pior,estou perdendo as forças……..obrigado.,o pior é que na igreja ela é uma santa e em casa uma víbora,só Deus….

    Post a Reply
    • Infelizmente a maioria das esposas não percebem isso. Preferem passar a vida expulsando os demônios que estão nos maridos. A vida é feita de escolhas.

      Post a Reply
      • Amei o post. Cada vez mais buscando ser melhor que ontem.

        Post a Reply
        • Sim, se melhorarmos 1% ao dia, ou por semana, já vivenciaremos alguns “milagres” diários. Deus abençoe.

          Post a Reply
  3. Gostei d+ das dicas com base na palavra d Deus.

    Post a Reply
    • Que bom Clecia, volte sempre… que Deus a abençoe ricamente.

      Post a Reply
  4. E o homem rixoso?? To cansada de tudo ser culpa da mulher. Como diz Fernanda Brum, as vezes a mulher é sábia mas o cabra não ajuda. Tem homem que tudo leva a mal. Casa com uma mesa então.

    Post a Reply
    • Sim, existem homens tolos, como a bíblia menciona no caso de Abigail e Nabal.

      Existem maridos rixosos, chatos e por aí vai… mas se você prestar atenção ao nome do blog, verá que se destina ao público feminino. Então escrevo para mulheres.

      E claro, a mulher não é culpada de tudo… mas isso não é desculpa para não aprendermos a nos tornar mulheres mais sábias a cada dia.

      Deus a abençoe ricamente.

      Post a Reply
  5. O que eu acho chato é a impressão de que os homens devem ser de vidro, não pode tocar senão quebra, então a mulher tem que passar a vida inteira pisando em ovos, enquanto eles são grosseiros e estúpidos, temos que saber quando falar, quando calar, quando oferecer ajuda, quando nos afastar de oferecer ajuda para não estragar o dia do “rei”. Sinceramente, me cansa esse tipo de coisa! Temos que passar a vida inteira procurando ser mulheres sábias enquanto os homens, mesmo os que se dizem cristãos, não estão nem aí com o papel de homem casado, como devem nos amar como Cristo amou a IGREJA!!!

    Post a Reply
    • Ok… entendo sua colocação e a de tantas outras mulheres que pensam assim… Mas a ideia defendida neste blog é a da proatividade. De nada adianta ficar arrumando desculpas para fazer ou deixar de fazer algo, porque o outro fez ou deixou de fazer algo… Isso não cola com Deus.

      O artigo é para as mulheres que se identificam com ele. Que não querem saber de desculpas para continuarem fazendo sempre as mesmas coisas… é um recado para quem percebe que às vezes uma pitada de bom senso revitaliza uma relação.

      E por último, a bíblia diz sim, com todas as letras, que há tempo para tudo: tempo de falar, tempo de calar, tempo de abraçar, tempo de se afastar de abraçar, tempo de guerra, tempo de paz…. Isso está em Eclesiastes 3:1-8. E diz também que o coração do sábio entende o tempo e o modo. Eclesiastes 8:5.

      As esposas que apenas se orientam por esse conselho bíblico, colhem seus frutos.

      Deus a abençoe ricamente.

      Post a Reply
      • Bom dia a paz a todos sou casada à 21 anos e tenho col
        O Hospital Veterinário Medical Pet chega a Feira de Santanaocado meu casamento segundo a palavra de Deus nos ensina sobre mulheres sábias ,meu marido é bruto grosso enfim pense no cabra duro na queda mas o meu compromisso é com Deus cada um faça sua parte,e pra nós mulheres o fardo é tão leve em comparação dos homens que é amar a esposa como Cristo amou a igreja,eu mesmo tiro de letra pra Glória de Deus como as mulheres deve ser, não estou 100% mas procuro obedecer.

        Post a Reply
        • Concordo com você, Débora, vejo muitas mulheres aqui reclamando que têm de carregar o casamento nas costas, assumir todas as responsabilidades…. porém, biblicamente falando, o maior compromisso no casamento é dos homens, enquanto líderes.
          A questão é colocarmos a bíblia em prática no nosso casamento. Esquecer os padrões sociais que confrontam a Palavra de Deus… e aprender a zelar pelo nosso papel com graça e sabedoria.
          Deus a abençoe ricamente.

          Post a Reply
  6. Sou casado e tenho esse mesmo problema
    Com minha esposa
    As vezes chego a dizer que vou embora
    Ela simplesmente me diz que isso é um ato de covardia.
    Acho que não acho injusto o casal viverem assim dilacerando um ao outro Onde está a qualidade de vida?
    E o mais triste somos cristãos.

    Post a Reply
    • Este é um problema muito comum no meio cristão. Felizmente, aqui no blog temos materiais muito bons, que tem ajudado muitos casais a superar estes conflitos. O Método Esposa Sábia e Virtuosa é um deles, que já conta com dezenas de depoimentos felizes. Deus o abençoe ricamente.

      Post a Reply
  7. SSó corrigindo o versiculo prov 21.19.
    Muito bom site

    Post a Reply
  8. Convivi por quatro anos com uma pessoa assim,para não ter conflitos dentro de casa, sempre deixei ela descarregar toda sabedoria de vida que ela achava que tinha, mas as cobranças não acabam nunca, acho que é exatamente o que o texto fala, ela me tratava com uma criança de cinco anos, e ela fala com tanta certeza que parece tudo verdade, na minha opinião isso não passa de uma vontade imensa de controlar tudo, e se não estiver controlando o errado sou eu que não compartilho as coisas como deveria, já separei, e hoje me sinto totalmente perdido, pois essa situação é tão pesada que que perdermos o poder de escolher até o que é melhor para si próprio, desculpa se não me expressei direito, mas gostaria muito de conversar com pessoas que passam por essa situação, para poder compartilhar minha experiência, e aprender também.

    Post a Reply
    • Bem… o que posso dizer? Muuuitas mulheres ficam furiosas ao ler esse texto, vide alguns comentários na página do Facebook. Por que acreditam que a personalidade delas não afasta ninguém. Infelizmente esquecem-se da bíblia.

      Mas a intenção é realmente alertar para algo que provoca verdadeiros estragos no relacionamento, e na maioria das vezes, de forma inconsciente.

      Creio sim, que boa parte das mulheres (e homens também), que agem assim, no fundo têm um profundo desejo de controle. Porém, mais no fundo ainda, são pessoas inseguras e temerosas. O controle é só a capa que as protege. É a maneira de camuflar toda insegurança e insatisfação que sentem por dentro.

      Porém, como não conseguem mudar a si mesmas, tentam mudar o mundo, na tentativa inconsciente de encontrar alguma harmonia. Rsss… não sou psicóloga, mas estudo e observo muitas coisas.

      Falo porque já fui assim… e também quase destruí meu casamento. E porque convivo com pessoas assim, que têm casamentos verdadeiramente fracassados. Quando não se separam, vivem apenas na aparência de felicidade. Dentro de casa, é cada um por si… e um dos cônjuges sempre fugindo do moralista, rixoso.

      Muitas traições têm origem nisso. Muita falta de sintonia e amizade. E o pior é que o cônjuge “rixoso” (que pode ser tanto o homem quanto a mulher)… realmente acha que está ajudando o parceiro. Realmente tem a boa intenção de “consertar” o outro. E não consegue perceber o quanto isso é doloroso e invasivo para a “vítima”.

      A proposta de Cristo é a liberdade, para isso ele nos chamou, mas quando nos casamos com um carrasco moralista, ou excessivamente solícito… a sensação é de prisão e angústia, de invasão, falta de privacidade e um sentimento de que o outro nos acha completamente imbecis.

      Felizmente muitas alunas do Método Esposa Sábia e Virtuosa aprendem isso, e salvam seus relacionamentos. E muitas vezes, pela primeira vez, realmente experimentam felicidade e amizade dentro de casa.

      Acho que sei como você se sente. Aliás, tem muitos homens assim que visitam o blog. Seria ótimo mesmo se vocês se juntassem para discutir e propor soluções para a situação.

      Essa é a posição que Deus deseja para os maridos, de líderes, que procuram soluções para o lar… e que não correm do problema.

      Não o estou julgando, pois sei o quanto é difícil conviver com pessoas assim… mas está na hora de os homens assumirem seus papéis de líderes, de visionários, de generais de seus exércitos. Rssss… lembrando que liderar é servir.

      Se alguns de vocês quiserem se aventurar nessa busca… rsss… cedo espaço aqui no blog. Eu poderia encabeçar isso, mas tenho outros projetos para cuidar. Meus projetos principais.

      Obrigada pelo comentário.
      Deus o abençoe ricamente.

      Post a Reply
  9. gente muito difícil ser perfeita, só Jesus na causa.

    Post a Reply
    • Não precisa ser perfeita Bruna, não se trata disso… mas sim, de ir se aperfeiçoando a cada dia, como a bíblia orienta: desenvolvei a vossa salvação!

      Deus a abençoe ricamente.

      Post a Reply

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

A Bíblia tem todas as respostas para o seu casamento. Seja sábia: aprenda e lê-la e interpretá-la facilmente. CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×