Como se livrar da depressão com alguns hábitos fáceis

0 Flares 0 Flares ×

Neste artigo você verá dicas práticas de como se livrar da depressão sem uso de medicamentos, criando hábitos fáceis de serem estabelecidos. Sim, a depressão pode ser um problema emocional, que requer alguns comportamentos para ser superada.

É claro que, cada caso é um caso, e certamente nenhuma orientação aqui dispensa uma opinião médica.

Porém, vamos lá, aprender a como vencer a depressão. Primeiramente gostaria de tocar em um tópico que cria muitas barreias na mente de algumas pessoas.

A mania de espiritualizar tudo

É extremamente comum no meio cristão evangélico querer espiritualizar tudo que acontece na vida de uma pessoa. Se é bom, é de Deus. Se é ruim, é do diabo.

Porém, a vida não se resume ao mundo espiritual. Somos seres carnais, e vivemos em um mundo de diferentes relações, sejam elas profissionais, sociais, emocionais.

Nem tudo que acontece deve ser considerado um fenômeno espiritual.

Embora muita gente acredite piamente que este mundo é apenas reflexo do mundo espiritual, há de se usar o bom senso e procurar o remédio certo para cada situação.

E muitas vezes, a depressão tem causas puramente emocionais. Você vai orar, jejuar, ler a bíblia, mas ela não vai sair (conheço dezenas de casos assim, e você também, provavelmente).

Talvez seja essa falha de entendimento que tem mantido milhares de cristãos deprimidos, com crises de pânico e dezenas de fobias, lotando os bancos das igrejas. E o pior, sentindo culpa por estarem doentes.

Num meio hostil a esses problemas, onde muitos se limitam a fazer julgamentos fácies tipo:

Você não está orando o suficiente… ou deve estar em pecado… ou precisa fortalecer sua fé…. é bom ter também pessoas com olhares  de compaixão.

Não se sinta culpada ou inferior se estiver passando por depressão e problemas emocionais. Tenha certeza de que você é apenas uma, entre as milhares de pessoas nas igrejas, que têm sofrido com isso.

E muitas vezes procurando soluções que não atendem às reais necessidades.

Ok… dito isso… vamos a algumas dicas simples de como se livrar da depressão:

1. Coma banana verde

É claro que você não conseguirá comer uma banana verde totalmente in natura. Mas faça receitas cuja base seja a banana verde. Isso porque essa fruta libera no organismo a serotonina, um hormônio responsável pelo bem-estar.

A banana verde é tão poderosa no auxílio à depressão que países com IDH baixíssimo, como os da África e América Central, mas onde a banana verde forma a base alimentar, os índices de alegria e positividade da população assustam a todos.

Como ser feliz diante de tanta miséria e sofrimento? Obviamente não é só a banana verde que provoca esse estado emocional. Mas ela ajuda… e muito.

Então, inclua na sua dieta receitas com banana verde. Você pode fazer, por exemplo, a biomassa de banana verde e consumir durante o dia, de forma criativa, em vários tipos de receitas diferentes.

Como fazer biomassa de banana verde

– Lave uma quantidade razoável de bananas verdes (a caturra costuma ser maior e mais barata), e coloque-as em uma panela de pressão para ferver, com casca e tudo, por aproximadamente 20 minutos.

– Depois que estiverem macias, retire a casca e bata a polpa no liquidificador. Se for necessário, acrescente um pouco de água morna, apenas para ajudar a liquidificar melhor.

– Retire essa massa do liquidificador e guarde-a em pequenas porções em saquinhos de chupe-chupe (é assim que falamos aqui nas Gerais – rsss). Leve-as ao freezer para congelar.

– Você pode usar essa massa para misturar em bolos, purês, sorvetes e onde mais sua imaginação permitir. Pode inclusive misturar nela castanhas, mel, aveia… O ideal é comer duas porções da biomassa por dia. (Detalhe: também ajuda no emagrecimento).

 

Como fazer farinha de banana verde

– Lave bem as bananas verdes, corte-as em rodelas e leve-as ao forno até ficarem esturricadas.

– Depois coloque essas rodelas em um liquidificador, ou em um multiprocessador.

– Use uma peneira para retirar as partes maiores.

– Use a farinha em massas de pães, bolos, em panquecas ou onde preferir.

Novamente: o ideal é consumir, pelo menos, duas porções por dia.

 

Faça isso. coma banana verde, ore e coloque sua vida diante de Deus. E já estará dando um passinho para se livrar da depressão:

Está aflito alguém entre vós? Ore.

Tiago 5:13

2. Tenha metas diárias

Se existe algo que detona a auto estima de qualquer pessoa é a sensação de estar sempre andando em círculos, sem produzir nada realmente significativo. Acredite! Isso afunda a moral de qualquer ser humano.

Por isso, uma dica super prática de como  superar a depressão é ter o hábito de criar metas todos os dias… e claro, cumpri-las. Agora, aí mora a grande questão.

Não estabeleça metas difíceis… não estabeleça 20 metas que irão lhe exigir enorme esforço. Talvez essa seja apenas uma forma de se autossabotar. Se quiser eliminar a procrastinação, e começar a se sentir produtiva, elabore 3 metas muito fáceis todos os dias. E cumpra-as.

Só de ver aquela lista de tarefas sendo riscada diariamente, já lhe dará uma ótima sensação de progresso. Seu cérebro responderá positivamente a essa sensação e você ficará mais motivada a conquistar novos desafios.

Experimente, faça uma lista diária com 3 tarefas simples… tenho certeza de que seu humor irá melhorar gradativamente.

Novamente reforço: faça coisas simples. Simplesmente com a intenção de cumpri-las. O que lhe trará melhoras, não são as tarefas em si. Mas sua sensação de eficiência ao cumpri-las.

Se você for fiel no pouco, estará mais apta a conquistar o muito.

Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei.

Mateus 25

3. Exercite o hábito da gratidão

Acredite: sua vida dará um grande salto de qualidade quando você perceber que tudo aquilo em que você coloca seu foco, se expande.

Isso quer dizer, na prática, que se você ficar concentrando sua energia em pensamentos e em situações que lhe fazem infeliz, isso aumentará. Porém se, ao contrário, você se focar no que é bom, terá sentimentos mais felizes e positivos.

Então, a dica é: concentre-se em encontrar o lado positivo de todas as coisas, e em agradecer, não importa a situação.

A gratidão é um dos melhores hábitos que você pode exercitar em sua vida. Ela, de fato, pode transformar dias ruins em dias maravilhosos, basta estar consciente disso.

E este é um assunto tão importante que eu quero lhe indicar dois exercícios super simples, mas que ajudará você a entrar no ritmo da gratidão, e cumprir a Palavra de Deus, que orienta:

Em tudo dai graças…

E também:

Tudo que é bom, agradável, de boa fama, ocupe seu pensamento.

Vamos lá?

Dois exercícios simples e poderosos para desenvolver a gratidão em sua vida:

1. Crie um caderno de gratidão:

Sim, todos os dias, de preferência à noite, anote em um caderno específico 5 coisas pelas quais você pode ser grata durante aquele dia.

E não importa o quanto seu dia tenha sido difícil, se você teve a oportunidade de tomar um banho, escovar os dentes, beber um copo de água potável ou simplesmente acessar a internet. Acredite: você já é mais rica que muuuita gente.

Então, seja grata. Se mantiver seu foco no que é positivo, nunca lhe faltarão motivos para agradecer.

2. Escolha um objetivo e pense nele com gratidão

Eu sei que você tem muitos sonhos. Escolha o mais fácil e simples dentre eles e fique o dia inteiro pensando nele, com alegria, com gratidão. Evite se entristecer ou reclamar da demora. Apenas crie o hábito de pensar nele com gratidão.

Pensar em nossos sonhos nos ajuda a levantar com vontade de conquistá-los.

Dica bônus: ouça músicas que lhe fazem bem

A música pode ser uma espécie de trampolim para tirá-la de um estágio depressivo e lhe conferir um pouco mais de ânimo.

Pessoalmente, quando me percebo pensando em coisas negativas, boto um Tim Maia para tocar, começo a dançar e rapidamente meu cérebro me avisa que está na hora de me focar em coisas produtivas.

Tim Maia para mim é um santo remédio. Mas é claro que você deve ouvir o que lhe faz bem: música gospel, um louvor mais animado.

O importante nesse caso é ativar um gatilho. Algo que ajude seu cérebro a perceber uma situação de perigo (pessimismo por exemplo) e levá-lo a uma solução rápida (pensar em seus sonhos).

Tudo é treino! Você pode usar a música como um gatilho para se lembrar de não ficar pensando em coisas deprimentes.

Conclusão: como se livrar da depressão

A depressão é considerada por muitos médicos o mal do século. Milhões de pessoas no mundo têm enfrentado esse problema. E boa parte delas está sentada nos bancos das igrejas, procurando “soluções mágicas” para seus problemas.

Porém, se você deseja ser mais proativa e começar a fazer sua parte, siga essas 4 dicas simples que lhe ajudarão a sentir-se mais motivada durante o dia:

– coma banana verde

– tenha metas todos os dias

– coloque seu foco na gratidão

– ouça músicas que lhe fazem bem

Agora, é claro, desenvolva sua comunhão com Deus. Entre no seu quarto, feche a porta e ore. Converse com o Pai sobre seus medos, peça a Ele direção e força para resolver os problemas que lhe afligem… e principalmente, agradeça.


E aí, gostou dessas dicas de como se livrar da depressão? Tem alguma coisa que você faz e lhe ajuda a se sentir melhor durante o dia? Compartilhe conosco. Deixe um comentário logo abaixo.

Se desejar, também compartilhe este artigo clicando nos ícones das redes sociais logo abaixo. Isso ajuda a espalhar uma mensagem positiva pela net.

Gostaria de saber também qual é seu estilo predileto de música. Ou qual cantor ou banda você prefere.

No mais, sacode a poeira e deixe a depressão no passado.


Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa.

 


imagem: unsplash.com

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

Testemunhos de esposas que conquistaram muito mais amor, amizade e carinho no casamento... CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×