2 erros que podem afundar seu casamento

0 Flares 0 Flares ×

Querida leitora, um dos questionamentos mais comuns que recebo de esposas que enfrentam dificuldades em seus relacionamentos é:

Mas será que a culpa é sempre da mulher? Porque as pessoas não falam sobre os erros do marido?

E eu sempre respondo:

É claro que nem sempre a culpa é da esposa. Os homens também erram, e muito. Mas este blog é destinado ao público feminino, por isso abordamos os aspectos femininos nas relações.

A ideia é instrumentalizar você, mulher que acredita na Palavra de Deus, quando diz:

A mulher sábia edifica sua casa. Pv 14:1

É claro que o referido texto não está dizendo que só cabe à mulher construir um relacionamento feliz. Pelo menos não enxergo isso nele.

Mas sim, o texto é claro em afirmar que a sabedoria bíblica é capaz de fortalecer relacionamentos e construir bases sólidas.

Só a mulher precisa ser sábia no casamento? MIL VEZES NÃO. O marido também precisa.

Mas se você é esposa e está lendo isso agora… adianta fazer pirraça e dizer que não quer aprender nada, só porque seu marido não aprende?

Isso vai melhorar alguma coisa na sua vida? No seu casamento?

Simplesmente faça sua parte, afinal, cada um dará conta dos seus atos a Deus (Rm 14:12), e a salvação é individual. Quer dizer, da sua parte, faça o que é correto.

E se você quer entender e aplicar esse princípio transformador em sua vida, se você deseja, da sua parte, buscar cada vez mais sabedoria, fica o convite para ler este artigo até o final.

Você vai entender 2 erros bobos e comuns, capazes de minar qualquer relacionamento.

Acredite, se você ler, aprender e colocar em prática, já estará dando um grande salto de qualidade em sua relação.

Veja também uma “receitinha” bíblica, poderosíssima, para você se tornar cada vez mais atraente dentro do seu lar.

Vamos lá?

1. Guardar rancor e amargura

Sim, se você quer azedar seu casamento, nada melhor que guardar um monte de rancor e amargura no seu coração.

Seja um verdadeiro depósito de sentimentos tristes e negativos, fique remoendo todos os mínimos erros do maridão, do chefe, da sogra e de tudo de “ruim” que acontece em sua vida.

Isso vai azedar o seu interior. E toda vez que você abrir a boca, esse mau cheiro irá exalar pelo seu lar. Afinal, a bíblia afirma que:

a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34).

Preste atenção nisso: é muito difícil conviver bem com pessoas pesadas, cheias de raiva dentro delas. Porque, uma hora ou outra, esses sentimentos ruins vão sair para fora.

Não sei se você já teve a oportunidade de conviver com pessoas com acentuado mau hálito. Eu já tive. E sinceramente, por mais que queiramos ficar perto, por mais que gostemos da pessoa, a tendência natural é nos afastar. Pois muitas vezes o mau cheiro se torna intolerável.

Já viu casamento em que cada um vive no seu canto? Que o marido e os filhos não abrem a boca dentro de casa?  Em alguns casos, existe excesso de azedume por parte dos membros da família. Algumas vezes pode ser da esposa, a coluna do lar.

2. Ser super crítica

Outro fator que atrapalha as relações são as constantes críticas. Elas corroem, aos poucos, os relacionamentos.

As críticas têm uma função incrível; elas ajudam a pessoa criticada a se defender de todos os seus erros. Deixe eu explicar melhor.

Quando um cônjuge convive com outro que o critica o tempo inteiro, mesmo que ele seja culpado, ele tentará se defender. Isso é super natural e instintivo. Todos fazemos isso, porque temos um instinto natural de auto-defesa.

E uma das melhores maneiras de se defender é exatamente atacando, ou seja, revertendo a culpa. Então, se uma esposa é super crítica e está o tempo todo pegando no pé do marido, ele logo irá acusá-la de ser a responsável pelo problema.

A esposa ficará furiosa, certamente, pois sabe que não é verdade. E aí critica com mais veemência ainda. Daí esse ciclo nunca termina. E a boa convivência do casal se torna insustentável.

Uma outra razão para evitar esse hábito maléfico, é que elas acabam desmotivando seu parceiro. Sim, as críticas não costumam construir, ao contrário do que muita gente pensa. Elas são ótimas para desmotivar.

Pense um pouco: o que você prefere? Conviver com um patrão que apenas aponta os seus erros, e raramente exalta suas qualidades? Ou se relacionar com um patrão que sempre lhe põe para cima? Que lhe faz acreditar que você pode crescer?

Críticas constantes não ajudam ninguém. Existe uma história interessante que ilustra isso. Vou resumir:

“Havia uma jovem bailarina brilhante, tinha um imenso potencial. Um dia ela precisou trocar de treinador. Seu antigo treinador sempre a punha para cima, elogiando todas as suas qualidades, fazendo-a acreditar que com um pouco mais de empenho se destacaria.

A moça se sentia super bem. Queria agradá-lo de qualquer jeito. E se sentia motivada a estudar e corrigir os erros que às vezes ela mesma percebia que cometia. Ela queria muito agradar seu amável técnico.

Porém, o novo treinador era extremamente severo. E na tentativa de tirar o melhor da moça, apontava sistematicamente todos os seus erros, por menores que fossem. Ele queria perfeição.  Só que ele não a elogiava, porque achava que se assim o fizesse ela se acomodaria.

O desempenho da moça caiu drasticamente. Por mais que ela tentasse fazer o melhor, seu técnico só apontava seus erros.

Ela começou a acreditar que não tinha mesmo talento para aquilo, que jamais teria condições de estar entre os melhores profissionais. Ela percebeu que jamais agradaria seu treinador, por mais que se esforçasse.

E desistiu!”

Então, procure sempre se lembrar disso em seu relacionamento: reforçar as falhas das pessoas não ajuda a extrair o melhor delas.

Receitinha para quem quer atrair marido

Se você deseja se aproximar do seu marido, aqui vai uma dica quente:

Seja o bom perfume de Cristo.

O apóstolo Paulo escreveu:

“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo”
…2 Coríntios 2:14,15

Seja uma mulher perfumada, que exala a vida, o conhecimento de Deus. Que seus lábios, suas atitudes, sejam agradáveis a ponto de seu marido sentir prazer em estar por perto.

Eu sei que casamento não é nada fácil. E que é feito de duas pessoas. A culpa dos problemas nunca é apenas de uma das partes. Mas a bíblia afirma que você, mulher sábia, tem em mãos o poder de edificar seu lar (Pv 14:1). Então creia nisso e use a seu favor.

Como exalar o bom perfume de Cristo?

Vamos responder isso analisando algumas características da mulher de Provérbios 31.

– Ela falava com sabedoria, tinha sempre palavras construtivas;

– Era esforçada, articulada, e não ficava dependendo do marido para tudo;

– Cuidava bem do andamento da casa;

– Tinha sonhos, projetos pessoais. Não vivia só para ficar agradando marido e filhos;

– Era generosa, tinha um bom coração, vontade de ajudar e somar na vida das pessoas;

– Enfim, era uma mulher que tinha luz própria. Ela tinha brilho pessoal. Era ativa, produtiva e amorosa.

Muitas mulheres caem no erro da dependência emocional. Parecem que vivem mendigando um elogio, uma palavra de aceitação. Notamos que a mulher de Provérbios 31 não era assim. Ela era forte, decidida, produtiva.

Exatamente por isso ela arrancava elogios públicos do maridão (versículo 30). Todos nós gostamos de viver com pessoas que, embora tenham vida e projetos próprios, também têm energia e interesse para cuidar dos outros.

Nem egoísmo em excesso, nem passividade e dependência. Equilíbrio emocional.

A inquestionável importância da auto-estima

Quando eu escrevi o Método Esposa Sábia e Virtuosa, já sabia que precisaria me focar na área da auto-estima. Conversando com muitas leitoras, eu vi como a baixa auto-estima afeta diretamente a qualidade dos relacionamentos.

Por isso no MESV eu coloquei um ebook bônus sobre o assunto, alertando as mulheres a investirem seriamente na auto-estima e dando algumas dicas preciosas.

E no grupo privado para alunas, entre os vários vídeos com conteúdo incríveis, tem também um ótimo, reforçando a auto estima sob um ponto de vista bíblico.

Quando você está em dia com sua auto-estima, a vida se torna mais leve. E é disso que um relacionamento de sucesso precisa. De pessoas que se sintam bem consigo mesmas.

E, como foi dito, a boca fala do que está cheio o coração. Siginfica então que, se você estiver bem por dentro… esse agradável perfume irá irradiar naturalmente de sua vida.

Conclusão

Felizmente a bíblia nos dá o poder de escolha, podemos decidir ser luz ou trevas; andar na verdade e colher o bem, ou andar por nossa própria cabeça e colher os frutos disso.

Espero sinceramente que você escolha o caminho da sabedoria. Que decida crer na promessa do Senhor descrita em Provérbios 14:1: “a mulher sábia edifica sua casa”.

E mais do que isso, que você busque a sabedoria como algo precioso em sua vida, capaz de transformar positivamente sua história.

A bíblia afirma que o povo de Deus, muitas vezes, perece por falta de conhecimento. Mas você pode mudar essa situação no seu casamento agora mesmo.

Se você gostou deste artigo e achou as dicas úteis e edificantes, saiba que elas são apenas a ponta do iceberg… um pouquinho do que você encontrará dentro do MÉTODO ESPOSA SÁBIA E VIRTUOSA.

Um método fácil, porém poderoso, que lhe ajudará a aplicar a Palavra de Deus de uma forma extremamente prática.

depoim mesv divisor aguas

No mais, compartilhe este artigo se você acha que poderá ajudar mais pessoas. E deixe seu comentário no blog. Eu vou ler e responder os comentários deixados lá.

Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa.

 

 

imagem: unsplash.com by tachina lee

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

A Bíblia tem todas as respostas para o seu casamento. Seja sábia: aprenda e lê-la e interpretá-la facilmente. CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×