Como melhorar a auto estima feminina (resultado garantido)

0 Flares 0 Flares ×

Você sabia que  auto estima é um dos fatores mais importantes de nossa vida, pois afeta diretamente todos os outros, inclusive o espiritual? Se você deseja viver com mais satisfação, é imprescindível aprender como melhorar a auto estima feminina.

E é isto que você aprenderá neste artigo:

– porque a auto estima é de fundamental importância para sua comunhão com Deus;

– porque sua auto estima reflete diretamente em todas as áreas de sua vida;

– como turbinar sua auto estima.

orando pelo lar

A auto estima e a vida espiritual

A bíblia nos orienta claramente:

“Pois toda a Lei se resume num só mandamento, a saber: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Gálata 5:14

Uma coisa é muito clara neste versículo: para amarmos ao outro, para amarmos a Deus, e até para nos sentir amadas, precisamos fortalecer nossa auto estima. Precisamos nos amar.

Significa dizer que você amará às pessoas, da mesma forma que se ama. E… que se você não se amar de verdade, da maneira adequada, será incapaz de amar ao outro.  Afinal, seu amor pelo outro é reflexo do seu amor-próprio.

E… se você é incapaz de amar corretamente, será sempre um cristã falha.

Você provavelmente não cumprirá com eficácia o principal papel da igreja, nem refletirá a glória do Criador. Pior, você nunca terá um relacionamento profundo com o próprio Deus.

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” . 1 João 4:8

A importância de cuidarmos bem da nossa autoestima, do nosso amor-próprio não se constitui apenas em motivações egoístas. Não se resume a conseguirmos realizar nossos maiores sonhos e desejos. Vai muito além disso.

Cultivar uma autoestima saudável refletirá também na sua vida cristã. A maneira como você enxerga o seu próximo e exerce amor, compaixão e benevolência.

Enfim, nós, como cristãos, temos o dever de nos amar de forma adequada, pois somente assim conseguiremos conhecer a Deus verdadeiramente, e expressar amor pelo próximo.

E claro, aliado a tudo isso, conseguiremos ser pessoas mais felizes, produtivas e de bem com a vida.

Enfim… você precisa se amar profundamente… pois só assim estará alinhada aos pensamentos de Deus para você. E os pensamentos de Deus a seu respeito são bons (Jeremias 29).

E apenas se amando de verdade, você será capaz de amar seu irmão… e será capaz de expressar o amor de Deus. Porque, como vimos, Deus é amor.

mulheres virtuosas

Como sua auto estima interfere em todas as áreas de sua vida

Você fará suas escolhas e baseará suas decisões na imagem que tem de si mesma. Se você se julgar capaz de grandes coisas, irá lutar por elas. Se você se achar merecedora de lixo, se contentará com isso.

Outro dia estava conversando sobre isso com uma leitora aqui do blog, e ela me contou algo interessante. Quando era pequena, ela tinha uma grande amiga de infância. As duas adoravam brincar de casamento.

A leitora, sentindo-se uma pessoa desprezível, dizia que arranjaria um malandro qualquer para se casar. Sua amiga, ao contrário, desejava encontrar seu “príncipe encantado”.

Pois bem… nem é preciso dizer que foi exatamente isso que elas conquistaram na vida. Ela, um malandro que a maltratava. A outra, um marido carinhoso que a amava profundamente. Muitas vezes penso em uma afirmação recorrente de Jesus:

Seja feito conforme sua fé.

Você tem aquilo que ACREDITA que merece. Seja algo grande ou pequeno. Bom ou ruim. Bonito ou feio. Tudo vai depender da imagem que tem de si mesma, e do seu senso de merecimento.

E é claro que quem tem uma imagem positiva de si, acaba se achando merecedor de coisas boas. E muitas vezes as conquista.

Quem tem uma imagem negativa de si mesma, acaba se achando merecedora de porcarias, ou coisas pequenas. Bem… será isso também que conquistará.

E às vezes essas crenças são tão fortes e arraigadas que, quando não nos achamos merecedores de coisas boas… mesmo que por um acaso algo muito bom nos suceda… damos um jeito de colocar tudo a perder.

Este é o fenômeno conhecido como autossabotagem. Quando inconscientemente damos um jeito de regular o que ACREDITAMOS que merecemos ou não.

E isso é tão sério e real, que às vezes a pessoa pode estar frequentando uma igreja há anos. Ser um bom cristão, orar, dizimar, jejuar… enfim… cumprir todos os rituais. E ainda assim se sentir pouco merecedor da graça de Deus.

Pensemos no irmão do filho pródigo. Embora fosse um bom filho, nunca se sentiu a vontade para desfrutar das bênçãos de seu pai.. e de fato, nunca ganhou nada. O irmão mais novo, embora inconsequente, sentiu-se merecedor… e por isso recebeu.

Preste atenção nisso. Na vida você não tem simplesmente o que merece. Mas você tem, principalmente, aquilo acredita que merece.

E se tiver uma auto imagem negativa, cheia de traumas e culpas, acabará se sentindo pouco merecedora de conquistas.

melhorar a auto estima feminina

10 dicas infalíveis para melhorar a auto-estima

Por isso é urgente melhorar sua auto imagem. Aprender a se amar e melhorar a percepção que tem de si mesma. Por isso você precisa se amar o suficiente, a ponto de desejar que coisas incríveis e boas aconteçam para você.

Por isso, veremos agora alguns passos de como melhorar a auto estima feminina.


1. Cuide bem da sua aparência, mas sem excessos

Sentir-se bem e arrumada ajuda a aumentar sua autoconfiança em qualquer ambiente. Você não precisa estar sempre deslumbrante para se sentir bem. Mas certamente, se estiver mal cuidada, ficará mais difícil vencer problemas relacionados a auto estima.

Ame-se, cuide-se por você e para você. Sou uma pessoa de pouca vaidade, mas chega uma hora em que devemos reconhecer: uma boa aparência abre portas.

A bíblia é enfática em afirmar que não é a beleza da mulher, ou das roupas caras que ela usa, que a fará construir um relacionamento feliz (1 Pedro 3). Mas sabemos que cuidar da nossa saúde e da nossa estética só nos faz bem.

Cuide-se POR VOCÊ. Por que você quer ou acha necessário. Apresentar-se de forma adquada nos diversos ambientes nos ajuda a nos sentir mais confortável e confiante.

Você não precisa se destacar nem pela falta nem pelo excesso. Apenas se prepare de forma adequada para cada ocasião.


2. Reconheça que suas qualidades são maiores que seus defeitos

Todas temos defeitos, e certamente todas temos qualidades. Aprenda a valorizar e aperfeiçoar aquilo que você tem de positivo. Quanto mais você se concentrar em seus defeitos, mais eles aumentarão. O mesmo acontece com suas qualidades.

Então, qual você prefere fazer crescer?

Anote em um papel 3 coisas positivas que as pessoas costumam dizer a seu respeito. Celebre-as e decida acreditar nelas. Sim, escolha acreditar. Este é um ato nosso, voluntário e consciente.

Celebre o que tem de bom. Lembre-se que a gratidão é o segredo da multiplicação.

 

3. Saiba se perdoar quando cometer um erro

Gosto da frase: “erro só é erro quando não se aprende nada com ele” Pr. Edson Pereira. Errou? Não se martirize, aprenda e siga em frente.

Até as pessoas de muito sucesso erram muito. Todas as pessoas que fazem o mundo melhor e mais produtivo, erram. E por que você seria diferente?

Muitas pessoas se omitem e acabam vivendo uma vida aprisionada e medíocre por medo de críticas, por medo de errar. Deixa eu lhe dizer uma coisa: perfeição não existe.

Todas as pessoas que são obcecadas pela perfeição, ou são extremamente frustradas, ou são extremamente inoperantes. Preferem não fazer nada a fazer algo errado.

Seja corajosa. Faça. Dê o primeiro passo. Vá do jeito que sabe (mas com bom senso, dando um passo do tamanho de suas pernas e com a intenção de melhorar).

Se errar, aprenda, bola pra frente.

Quando criei este blog, errei tantas vezes que tive vontade de desistir. Mas felizmente continuei firme, e por isso você está lendo isso agora.

Eu resolvi aprender a fazer o que era certo e, por mais que eu continue cometendo erros, continuo produzindo e abençoando vidas. Lembre-se de uma frase muito famosa no mundo da internet: feito é melhor que perfeito.


4. Aprenda a ouvir nãos

Não leve tudo para o lado pessoal. Aprenda a ouvir nãos, sem se sentir magoada ou desprezada. Procure entender as circunstâncias e evite alimentar expectativas demais em relação às pessoas.

Nem todo mundo que diz NÃO a você, nutre algum sentimento negativo a seu respeito. Creia nisso e fortaleça-se. Muitas vezes o não é apenas temporário… é alguém apenas lhe dizendo… volte um pouco melhor, vou lhe dar mais uma chance.

Muitas vezes um NÃO é um grande livramento de Deus. Ou a pessoa que lhe disse está passando por um momento delicado, que talvez você não conheça.

Não julgue as pessoas, e não fique magoada toda vez que ouvir um não. Aprenda a ser proativa, a encarar a vida com coragem e otimismo e seguir em frente. Se receber um NÃO, pare, pense, avalie-se. Melhore o que puder ser melhorado e simplesmente siga em frente.


5. Aprenda a ouvir elogios

Sinta-se merecedora de apreço. Aprenda a receber  elogios e sentir-se feliz com isso. Não tente se justificar. Apenas agradeça.

Conscientize-se de que você tem, sim, qualidades que são dignas de elogios sinceros. Coloque isso definitivamente em sua cabeça. Decida crer.

Quando eu tinha uma auto estima baixa, não conseguia ouvir um elogio sem tentar me justificar. Parecia que ouvir coisas boas sobre mim me incomodava. Eu não me sentia merecedora.

Mas deixe isso de lado. E comece a elogiar a si mesma. Todos os dias invista um tempo na frente do espelho dizendo palavras elogiosas a seu respeito.

Acredite, isso é muito eficaz. É um exercício libertador. Faça-o com consistência e, toda vez que alguém lhe tecer um elogio simplesmente diga: Obrigada! E depois pense: eu mereço!

6. Nunca, jamais, se compare a ninguém

Escrevi um artigo inteiro sobre isso, leia aqui. Ficar se comparando com outras pessoas é um dos maiores erros que você pode cometer. E um dos maiores problemas da auto-estima.

Comparar-se é injusto e paralisante. Porque cada pessoa tem talentos diferenciados.

O melhor que você pode fazer é investir em suas qualidades. Estabelecer metas razoáveis que lhe ponham em movimento, e fazer uma auto-análise constante. Saber se sua vida está evoluindo, se está parada ou se até regrediu.

Seja você mesma. Seja autêntica. Aprenda a ser amar pelo que é. E não permita que ninguém a fique comparando com outras pessoas. Você já tem tudo que precisa para ter o sucesso que deseja. Basta decidir acreditar nisso.


7. Reclame menos e agradeça mais

Substitua a lamúria, a culpa, a acusação e a crítica por sentimentos de amor e gratidão. Treine sua mente para isso. Ser grata é uma das principais características das pessoas felizes.

Mais uma vez: concentre-se menos no que é negativo e foque-se no positivo.

Ter bons olhos é uma das maneiras mais eficazes de ser uma pessoa com luz própria, energia, entusiamos. Treine sua mente e seus olhos para o bem. Treine-se para a gratidão.

Estou enfatizando o termo TREINAR porque se trata disso mesmo. De colocar intenção nas coisas. De fazer com consciência, persistência, seriedade.

Não nascemos sabendo tudo. Nem sempre nascemos sabendo ser pessoas gratas. Mas podemos desenvolver essa característica em nós.

Decida, então, ser uma pessoa grata, e treine-se para isso.

8. Estabeleça limites saudáveis em seus relacionamentos

Seja muito clara em determinar até onde as pessoas podem ir. Aprenda, com urgência, a dizer não. Saiba que as pessoas só respeitarão você, quando perceberem que você se respeita.

Não tem como mudar isso. Imponha limites e comece a conquistar a admiração de mais pessoas. Garantido!

 

9. Exercite sentir-se merecedora de amor, carinho e afeto

Saiba que o sentimento de não-merecimento é um dos maiores obstáculos ao nosso crescimento pessoal. Convença-se de que você merece o que é bom. Tudo isso é muito mais uma questão de treino mental, do que de sentimentos.

Treine sua mente a acreditar que você merece coisas boas na vida. E você tem respaldo bíblico para isso. A palavra de Deus afirma em Jeremias 29, que os pensamentos de Deus a seu respeito são bons.

A bíblia também afirma que Deus é bom, e que ele se agrada na prosperidade dos seus servos (Salmo 35:27). E nos Salmo 139, a bíblia ensina que Deus escreveu um plano para sua vida. E certamente este plano é bom.

Então, alinhe-se à vontade de Deus, e comece a se sentir merecedora de amor, carinho, afeto. Faça sua parte para conquistar isso. E creia que tudo dará certo.

 

10. Invista seriamente em auto-conhecimento

Embora eu tenha deixado esta dica em último lugar, eu a considero uma das mais importantes. Se quiser elevar sua auto estima de verdade, você precisa aprender a se conhecer em profundidade.

Você já percebeu como é difícil amar, de verdade, alguém que nunca vimos? Mas quando convivemos com as pessoas, temos mais facilidade em devotar-lhes sincero afeto.

Isso porque é difícil amarmos alguém que não conhecemos. Então, se quer se amar em profundamente… conheça-se em profundidade.

Existem alguns exercícios maravilhosos para isso, que podem realmente abrir nossa mente. No MAMC (Método Auto estima da Mulher Cristã), listamos vários deles. Todos muito práticos, fáceis de realizar, e incrivelmente eficazes.

Invista em se auto conhecer em profundidade. Para então poder se amar de verdade.

como aumentar a auto estima da mulher

 Conclusão: como melhorar a auto estima feminina

Valorize-se  e trabalhe em favor de sua auto estima. Entenda, com urgência, que isso afetará todas as áreas da sua vida. Saiba que Deus a ama e enviou o único filho d’Ele por você. E isso é porque você merece, definitivamente, você vale a pena.

E siga estes dez passos:

1. Cuide da sua aparência, mas sem excessos

2. Conheça e valorize suas qualidades mais do que seus defeitos

3. Saiba se perdoar

4. Aprenda a ouvir NÃOS sem sofrer

5. Aprenda a ouvir e aceitar em elogios

6. Nunca se compare a ninguém

7. Exerça a gratidão

8. Estabeleça limites em seus relacionamentos: aprenda a dizer não

9. Sinta-se merecedora de amor, carinho e afeto

10. Invista em auto-conhecimento

E aí, gostou das dicas? Aprendeu algumas técnicas de como melhorar a auto estima feminina? Então coloque-as em prática, para que você seja realmente abençoada. Lembre-se que a fé sem obras é morta.


Ajude no trabalho de evangelização e valorização das mulheres. Permita que mais mulheres sejam abençoadas e despertem a consciência em relação a importância da auto-estima. É muito fácil, basta compartilhar este artigo. Quando você semeia o que é bom, os frutos voltarão para você. Então, compartilhe agora.

 

Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa.


imagem: gedfon.com

unsplash by matthew wiebe,

Artigo:
Postado em:
Classificado com:
5
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

Testemunhos de esposas que conquistaram muito mais amor, amizade e carinho no casamento... CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×