O exemplo de uma mãe que educou servos para Deus

ATENÇÃO! Este é o mesmo método usado pelo teólogo André Sanchez, especialista em ensino bíblico, para ler e entender a bíblia de uma maneira absurdamente fácil. E ainda ensinar mais de 2.000 pessoas a fazer o mesmo.

==>Clique aqui para saber mais<==

0 Flares 0 Flares ×

O exemplo da mulher virtuosa é nos dado como modelo de elegância,  disciplina, bondade, sensatez, discrição, e temor a Deus, ou seja seus atos são louváveis e devem ser seguidos. E isso também se refere à educação dos filhos na bíblia.

Sei que não é uma tarefa muito fácil, mas não é impossível…Afinal de contas o Pai não nos daria tarefa a qual não pudéssemos cumprir.

O versículo 31:28 de provérbios, relata que:

“Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva”.

Atualmente as mulheres são consideradas fúteis e vulgares. Mas sei que esse não é o seu caso e sei também que se você visita esse blog é porque é uma mulher virtuosa ou quer ser uma.

E quando queremos ser algo, devemos ter em mente bons exemplos, por isso vou te contar a história de Suzanna Wesley (mãe de John Wesley, um dos maiores servos de Deus e evangelistas que este mundo já viu).

Assim como a mulher virtuosa, Suzanna Wesley foi considerada pelos filhos como uma mulher bem-aventurada. Suzanna não é elogiada apenas pelo filho – o mundo todo a elogia como uma excelente mãe – uma MULHER VIRTUOSA!

Suzanna Wesley foi mãe de 19 filhos. Ela dedicava uma hora de oração para cada filho.

Para formar a mente da criança, a primeira coisa é vencer-lhe a vontade. A obra de instruir o intelecto leva tempo e deve ser gradual, conforme a capacidade da criança. Mas o subjugar-lhe a vontade deve ser feito de uma vez, e quanto mais cedo tanto melhor…Depois pode-se governar a criança pela razão e piedade dos pais, até chegar o tempo de a criança poder, também exercer o raciocínio.

Suzanna Wesley (Leia provérbios 13:24, 20:30 e 19:18)

Apesar da pobreza, ela era  culta e temerosa a Deus. Suzanna realizava conferências semanais com cada filho, e ela os tratava de acordo com seus temperamentos individuais. Quanta sabedoria!

Inspirada em sua história e nas dicas que ela deixou para educar os filhos, decidi fazer a minha versão das regras para criar nossas crianças.

  • Mantenha horários em seu lar: estudo, refeições…atividades importantes devem ter horários agendados.
  • Ensine seus filhos a confessarem as falhas e quando o fizerem não os puna, assim elas aprenderão a importância da honestidade.
  • Puna severamente mentiras.  (João 8:44)
  • Recompense as obediências.
  • Discipline seus filhos, de forma moderada gentil, mas muito consistente. Não se permita ser manipulada pelo choro.
  • Se a casa for pequena reserve um local para que brinquem, mas nunca JAMAIS permite que corram pela casa, pois quando forem para a escola ou a qualquer evento os mesmos irão ficar correndo trazendo transtorno aos pais, professores, amigos e familiares.
  • Respeito pelos outros é uma OBRIGAÇÃO: senhor, senhora são pronomes de tratamento que não que “não estão em extinção”.
  • Não permita invasão de propriedade de um irmão ou irmã por mais insignificante que seja. 10 centavos ou 25 centavos não podem ser tocados sem permissão dos donos.
  • Todas as promessas feitas têm de ser mantidas.
  • Não permitia que as crianças deixem a casa sem autorização.
  • Ensine seus filhos a lerem a bíblia, pelo menos uma vez ao dia. De preferência a noite quando forem dormir. Caso saibam ler, que a faça a leitura em voz alta.
  • Realize devocional matinal com as crianças.
  • Ensine seus filhos a agradecer: o pão de cada dia, a casa, o trabalho dos pais…
  • Não ache engraçado quando seu filho xingar, insultar ou discriminar os coleguinhas, desrespeitar os mais velhos. Repreenda-o e diga por que ele não pode fazer essas coisas.

Eduque a criança no caminho em que deve andar e até o fim da vida não se desviará dele.” Provérbios 22 :6

Conclusão: educação dos filhos na bíblia

Queridas leitoras não se deixem convencer pelas desculpas do mundo de que “os tempos mudaram, são outros agora”. Os dias continuam sendo os mesmos: 365 dias, 7 dias por semana, 24 horas por dia.

As pessoas mudaram e nós a acompanhamos. Esquecemos que estamos no mundo, mas não somos do mundo. Esquecemos que somos sal da Terra.

Faça a diferença eu seu lar, assim você terá um mundo melhor.

A maioria dos lares brasileiros são constituídos apenas por mães e filhos – carecem de uma figura paterna. Caso esse seja seu caso não se sinta fraca, pois até se sabe o marido de Suzanna era um pai ausente na educação dos filhos – foi o temor a Deus, a vida em santidade que fez com que ela educasse seus filhos de forma correta e exemplar.

Que o Pai nos ajude na tarefa de educar nossos filhos.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o e ajude mais pessoas a terem acesso a ele. Você concorda com a visão da autora do texto sobre a educação dos filhos na bíblia? Gostaria de acrescentar algo, ou discorda de algum ponto?

Deixe seu comentário logo abaixo e enriqueça essa discussão.

Patrícia Torres

imagem: unsplash.com by thiago cerqueira

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Patrícia Torres

Patrícia Torres é pedagoga e estudante da bíblia. Tem grande amor por Deus e por sua eterna misericórdia.

Compartilhe este artigo

Conheça o Método Esposa Sábia e Virtuosa (MESV):

Mais amor, carinho e amizade no seu casamento.

==> Clique aqui! <==

1 Comentário

  1. Respeito a Suzanna e admiro o fato de ela ter sido a mãe de um dos maiores evangelistas da história… mas discordo totalmente dessas citações atribuídas a ela.

    Pessoalmente espero ajudar minhas meninas a encontrar a missão de vida delas, porém, com total amorosidade e respeito à individualidade de cada uma. Sem imposição, apenas apontamentos.

    É minha opinião pessoal… mas achei interessante os argumentos. Obrigada Patrícia por mais esta contribuição para o blog.

    Post a Reply

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Aprenda como ler e entender TODOS os livros da bíblia, em casa, e com auxílio de um especialista... CLIQUE AQUI !
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×