O que 2 mulheres ricas e bonitas ensinam você sobre humildade

0 Flares 0 Flares ×

Neste breve estudo bíblico sobre humildade, você aprenderá uma das características mais importantes de uma mulher virtuosa.

Nos dias de hoje as pessoas prezam o que outros têm e não o que são. Até mesmo um simples bom dia só é direcionado àqueles que se imagina um dia receber algo em troca.

No mundo em que as pessoas prezam onde você trabalha, o que você veste conta muito mais do que de fato quem você é… seu caráter.

Hoje quero falar da importância de ser humilde, da importância de tratar todos com respeito e dignidade e dos benefícios que essa postura te trará.

Esse é um dos mandamentos de Cristo: ”Amar a teu próximo como  a ti mesmo”.

Para isso vou te dar dois exemplos bíblicos de duas mulheres que, por conta da humildade, tiveram o rumo de suas vidas mudado para melhor.

Sabe aquela mulher soberba, que não fala com ninguém, de nariz empinado? Não seja ela. Mulheres assim são infelizes e no decorrer da vida só adquirem inimizades.

Bem, se você está lendo este artigo é porque quer ser uma mulher virtuosa, e uma das virtudes desta mulher é a humildade.

Então, vamos lá!

a humildade precede a honra

A esposa de Naamã e um exemplo de como ser humilde

O livro de 2 Reis conta a história de uma mulher muito rica, mas que provavelmente não era muito feliz (seu nome não é revelado). Essa mulher era casada com Naamã, que foi um homem  forte, poderoso, corajoso, honrado e de confiança do rei da Síria, no entanto, tinha lepra.

Ela devia ser louvada por muitos por conta da riqueza que possuía, mas também pelo caráter que tinha, pois era casada com um homem ao qual não podia sequer tocar.

A lepra era uma doença considerada muito grave naquela época.

Naamã, por ser general, não era bem visto por muitos, pra você ter uma idéia Jesus foi expulso de uma sinagoga por citar seu nome.

“E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro”. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira.E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se.

                                                                           Lucas 4: 27-30:

Mas a esposa de Naamã era humilde, acessível e também amorosa, pois na sua residência havia uma menina que também não tem o nome relevado.

A menina ficou órfã e agora era escrava da esposa do homem que comandou o ataque a seu povo. Mas, um dia ela diz a sua senhora:

Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra”. (2 Reis 5:3)

 

A menina tinha todos os motivos para odiar Naamã, as tropas dele invadiram sua terra destruindo tudo o que ela possuía. mas ela revelou a esposa dele sobre o profeta que o curaria da lepra.

Isso com certeza se deu ao tratamento que recebia de sua senhora, uma vez que Naamã, por ser tão poderoso, não devia tratar com os escravos da casa, isso era de incumbência de sua esposa.

No entanto, talvez a menina via o sofrimento de sua senhora, via o quanto a mesma era humilde. Essa humidade fez com que a menina se compadecesse não do problema de Naamã, mas do problema de sua esposa que o amava, mas não podia tocá-lo. Vendo esse sofrimento ela fala do profeta.

A esposa de Naamã talvez tratasse seus servos de forma carinhosa e respeitosa por isso foi ajudada por um deles.

Eu até posso imaginar o quanto a esposa dele teve muito tato para falar com o esposo, no entanto o importante é que Naamã procurou o profeta indicado pela menina e foi curado.

“Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado”.

2Reis 5:14

Aquela mulher agora podia desfrutar do amor de seu esposo, ele foi curado. Agora ela podia estar em seus braços, fazer amor com ele e tudo porque era humilde.

estudo bíblico sobre humildade

Abigail: uma mulher virtuosa

Abigail foi uma mulher muito rica e, também humilde. Essa característica a poupou, seu esposo e seus criados de uma tragédia.

Seu nome era Nabal e o nome de sua mulher era Abigail, mulher inteligente e bonita; mas seu marido, descendente de Calebe, era rude e mau. (1 Samuel 25:3)         

Abigail era bonita, mas tinha a infelicidade de ter se casado com um homem mau  e beberrão.

Davi, de quem você já ouviu falar, pediu um favor a Nabal, que como era de se esperar foi áspero, então Davi pediu que quatrocentos homens se preparassem para invadir as terras de Nabal.

Mas a história não teve um final trágico, dado a um simples traço de personalidade de Abigail: HUMILDADE.

Um dos servos disse a Abigail, mulher de Nabal: “Do deserto, Davi enviou mensageiros para saudar o nosso senhor, mas ele os insultou. (1 Samuel 25:14)

Veja só: o servo contou o fato a Abigail por que ela era uma mulher acessível, era uma mulher humilde. Você acha que se ela fosse uma mulher arrogante o servo teria falado com ela? – não mesmo.

Quer saber o que Abigail fez?

“Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos.

E disse a seus servos: “Vocês vão na frente; eu os seguirei”. Ela, porém, nada disse a Nabal, seu marido.
Quando Abigail viu Davi, desceu depressa do jumento e prostrou-se perante Davi, rosto em terra.

Ela caiu a seus pés e disse: “Meu senhor, a culpa é toda minha. Por favor, deixa a tua serva lhe falar; ouve o que ela tem a dizer.

Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau, Nabal. Ele é insensato, conforme o seu nome significa; e a insensatez o acompanha. Contudo, eu, tua serva, não vi os rapazes que meu senhor enviou.

“Agora, meu senhor, juro pelo nome do Senhor e por tua vida que foi o Senhor que o impediu de derramar sangue e de vingar-se com tuas próprias mãos. Que teus inimigos e todos os que pretendem fazer-te mal sejam castigados como Nabal.

E que este presente que esta tua serva trouxe ao meu senhor seja dado aos homens que o seguem.

Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti.

Mesmo que alguém te persiga para tirar-te a vida, a vida de meu senhor estará firmemente segura como a dos que são protegidos pelo Senhor teu Deus. Mas a vida de teus inimigos será atirada para longe como por uma atiradeira.

Quando o Senhor tiver feito a meu senhor todo o bem que prometeu e te tiver nomeado líder sobre Israel, meu senhor não terá no coração o peso de ter derramado sangue desnecessariamente nem de ter feito justiça com as próprias mãos.

E, quando o Senhor tiver abençoado a ti, lembra-te de tua serva”. Davi disse a Abigail: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que hoje a enviou ao meu encontro. Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos.

De outro modo, juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, que evitou que eu lhe fizesse mal, se você não tivesse vindo depressa encontrar-me, nem um só do sexo masculino pertencente a Nabal teria sido deixado vivo ao romper do dia”.

Então Davi aceitou o que ela havia lhe trazido e disse: “Vá para sua casa em paz. Ouvi o que você disse e atenderei o seu pedido” 1 Samuel 25:18,35

Resumo dos fatos: quando ela soube que Davi invadiria suas terras ela é rápida (proativa) e prepara um banquete para Davi e seus soldados; ela não se fez de coitadinha, mas trouxe para si a responsabilidade dos atos de seu esposo, uma vez que são uma só carne (Marcos 10:8); ela inflama o ego de Davi elogiando-o e pra fechar com chave de ouro exalta o Deus de Davi.

Enquanto tudo isso ocorria, Nabal fazia festa com seus servos. Quando Abigail chega para lhe contar o que tinha ocorrido o mesmo ficou paralisado. Dias depois do ocorrido Nabal morre.

Quando Davi soube da morte da Nabal, enviou servos para buscar Abigail para se tornar mulher dele.

“E quando os servos de Davi chegaram a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos mandou a ti, para te tomarmos por sua mulher. E ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos servos de meu senhor.”( 1 Samuel 25:40-41).

E mais uma vez ela é humilde, pois fala que serviria de criada para lavar os pés dos servos de seu senhor. (Nossa! É muita humildade para uma pessoa só).

Vejam a importância da humildade, a importância de tratarmos a todos com dignidade.

Quantas bênçãos Abigail alcançou por ser humilde: teve seu povo poupado de morrer (inclusive o traste de seu marido), dias depois é liberta, pois Nabal morre e em seguida, é pedida em casamento por Davi.

E, nem é preciso eu te falar por que ela foi pedida em casamento e torna-se rainha.

Mas pra quem, ainda, não entendeu por que ela tinha virtudes de uma mulher virtuosa. Davi com certeza ficou admirado com tanta coragem, rapidez, beleza e humildade que aquela mulher tinha… por isso, que ele a pediu em casamento.

humildade na bíblia

Conclusão: estudo bíblico sobre humildade

Abigail era inteligente, bonita e rica, mas não era soberba. Então, me diz pelo amor de Deus, por que tantas mulheres pobres, feias e sem um pingo de recurso parecem ter um “rei na barriga”?

Reveja seus atos. Se você já é uma mulher humilde e acessível: parabéns!

Se, ainda, não é ore a Deus para que esse traço de personalidade faça parte de seu caráter.

A vida dessas mulheres teve um final feliz por que elas eram amáveis com seus servos. Nos dois casos foram seus servos que as ajudaram.

 Entenda que tratar a todos com educação e carinho não é um favor é obrigação é uma das características da mulher virtuosa. Ser uma mulher humilde abrirá portas de bênçãos para sua vida.

Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. (Provérbios 3:27).

Quando se é humilde tratar a todos com educação e amabilidade deixa de ser um fardo e passa a ser prazeroso.

Trate a todos como gostaria de ser tratada, e o faça sem alarde. Deus te recompensará.


Deus sempre tem o melhor para você.

Patrícia Torres


Se gostou deste breve estudo bíblico sobre humildade, e acha que ele poderá ajudar mais pessoas, por favor, seja humilde e generosa: compartilhe. Ajude a espalhar uma palavra transformadora pela internet.

 imagem: unsplash.com by milada vigerova, unsplash.com by techina lee

Artigo:
Postado em:
Classificado com:
5
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Patrícia Torres

Patrícia Torres é pedagoga e estudante da bíblia. Tem grande amor por Deus e por sua eterna misericórdia.

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

4 Comentários

  1. Minha amiga q lindo texto.Deus continue de abencoando e abenciando outras pessoaa atraves de seu ministério.

    Post a Reply
    • Minha amiga linda, obrigada pelas lindas palavras.
      É o que mais quero: fazer a vontade do Pai.
      Por isso, tenho dito: Eis-me aqui Senhor.

      Post a Reply
  2. Patrícia, eu agradeço a Deus por sua vida, por seus textos que têm edificado tantas pessoas. Obrigada por enriquecer este blog com sua rica experiência.

    Uma das coisas que me deixa muito feliz com este projeto, são as boas amizades que tenho feito. Gente de todo canto, que agora moram também no meu coração. E você é uma delas.

    Aguardando seus próximos artigos. Têm abençoado minha vida.

    Post a Reply
  3. Cíntia, minha querida.
    Sou grata a Deus por sua vida, por sua amizade.
    Sou grata também pela oportunidade que me proporcionou de escrever meus artigos.
    Ah, falar de Deus, falar de seu amor. Só de pensar meus olhos enchem de lágrimas. Esse Deus é maravilhoso. Tem sempre o melhor para nós. Basta vivermos com o intuito de agradá-lo, assim seremos livres e felizes.

    Post a Reply

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

A Bíblia tem todas as respostas para o seu casamento. Seja sábia: aprenda e lê-la e interpretá-la facilmente. CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×