Como turbinar a auto-estima da mulher cristã – rápido e eficaz

0 Flares 0 Flares ×

 


A autoestima é um dos fatores emocionais mais importantes em uma pessoa, e por isso deve ser cuidada com atenção. Uma autoestima negativa pode anular um indivíduo brilhante. Por isso, neste post, quero falar sobre a inimiga número um da auto-estima da mulher cristã.

Você já se sentiu pra baixo ao perceber que não está progredindo o quanto gostaria em alguma área da sua vida?

Já sentiu aquela tentação de olhar para os lados, e ver que seus amigos e parentes estão conseguindo… e você não?

Você alguma vez já se perguntou por que não nasceu como fulano, ou não tem a mesma sorte/habilidade de ciclano?

Pois bem… neste artigo você irá aprender a evitar esses sentimentos negativos e a ficar bem mais focada e motivada para alcançar seus propósitos.

Aprenderá também:

como evitar o erro # 1 que destrói a auto-estima da mulher cristã

– como aprender a se avaliar e assim motivar seu progresso

– como entender com mais clareza a vontade de Deus para sua vida

– como a gratidão pode beneficiar a auto-estima feminina

Preparada? Então vamos lá!

auto-confiança

A pior inimiga da auto-estima da mulher cristã

Sem dúvida alguma a pior coisa que você pode fazer contra sua auto-estima é ficar se comparando com outras pessoas. Isso é um veneno para sua alma. Você acaba se tornando uma pessoa sem identidade própria e sem referências corretas.

Normalmente quem tem essa tendência de ficar se comparando acaba se tornando uma pessoa de personalidade fraca, pois está constantemente se mirando nas mais diversas referências. Não tem um padrão a seguir. É como um camaleão, sempre tentando se adaptar ao ambiente em que está no exato momento.

Não há autoestima que sobreviva às comparações.

O grande problema disso é que acabamos não tendo um foco definido, não temos uma alvo correto a seguir. Ora queremos ser de um jeito, ora achamos que o outro é o máximo. Agindo dessa forma, sem foco e definição, jamais alcançaremos lugar nenhum.

A própria bíblia tenta nos orientar a esse respeito. Se não temos firmeza, clareza do que queremos, não podemos esperar conquistar grandes coisas. Veja o que o apóstolo Tiago escreveu a respeito:

O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
Tiago 1:7,8

No versículo acima ele escreveu: não pense este homem que alcançará alguma coisa do Senhor. Ou seja, se você não sabe o que quer, não espere que Deus lhe dê algo.

A comparação é um dos piores erros que você pode cometer contra si mesma. É uma espécie sorrateira de suicídio. E olha que não estou exagerando. Pensei bem antes de escrever essa palavra. Ela deixa a pessoa perdida, confusa e pra baixo.

unsplash.com by adewaa foster

Tudo em que você se foca se expande

Anthony Robbins, importante palestrante norte-americano na área de desenvolvimento pessoal, ensina que um dos maiores poderes que as pessoas possuem é seu foco. Sim, a capacidade de concentrar a atenção e a energia em algo. Segundo este autor:

“Você vai para onde olha, viaja na direção do seu foco”. Tim Hobbins

Quando fazemos isso, nos focamos, conseguimos liberar uma grande energia sobre o objeto de nossa atenção. T. Harv Eker, outro importante palestrante, ensina que “tudo em nos nos focamos se expande”, ou seja, tudo em que concentramos nossa atenção e energia cresce.

Pois bem, analisando sob este ponto de vista, podemos então concluir que quando você fica se comparando a outras pessoas, você se foca na qualidade delas, e, ao contrário, se foca em suas deficiências.

A tendência, então, é que a qualidade do outro cresça na mesma proporção dos seus defeitos.

Isso na sua cabeça. Mas, como somos controlados por nossos pensamentos, se você começar a achar que tudo que o outro tem é realmente bom, ao mesmo passo em que apenas se mira em suas deficiências, logo entrará em um ciclo de auto-anulação.

Toda vez que se comparar com pessoas que aparentam ter mais sucesso, você ficará paralisada. Isso porque estará se focando nas qualidades delas, ao invés de se focar na suas. Pior, se focará em suas deficiências.


As pessoas bem sucedidas evitam comparações

Deixe-me falar uma das características mais importantes de qualquer pessoa de sucesso. Elas não se comparam com outras, elas se espelham em outras, mas nunca se comparam. Eu posso afirmar isso.

As pessoas vencedoras não perdem tempo com comparações.

Elas sabem que são únicas. Que possuem um conjunto de habilidades criadas por Deus. Sabem que têm defeitos, limitações ou simplesmente características, e que podem sempre melhorar.

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Salmos 139:13,14

E algo fundamental: elas aprenderam que a comparação pode minar a autoconfiança. E ninguém vence, em nenhuma área da vida, sem uma boa dose de autoconfiança.

Por isso, se quiser ter sucesso, faça como as pessoas de sucesso: não perca tempo se comparando com ninguém. Ao contrário, aprenda a se conhecer e se valorizar cada vez mais.

 autoconfiança feminina

Compare-se apenas consigo mesma

Se tiver de comparar-se com alguém, que seja com você mesma. Avalie-se.

Compare você hoje, com a você de 2010, ou de 2013. E aí, em que áreas você cresceu? Em que áreas parou? Em que áreas regrediu?

O que você, hoje, pode fazer melhor do que fez em 2007? Ou fez ontem?

E aí, você se sente melhor? Conquistou mais? Como pode melhorar?

Está satisfeita com seu ritmo? Como pode melhorar o que ainda não está lhe agradando?

Quando você tira o foco do outro e começa a colocá-lo em você, experimenta crescimento. Sua auto-estima é fortalecida.

Uma vez ouvi uma história incrível de um rapaz extremamente tímido que se tornou um grande vendedor.

Sim, parece incoerente. Mas o que ele não tinha de ousadia, tinha de simpatia. Ele se focou na sua qualidade. As pessoas sentiam confiança na calma dele. E ele, habilmente (e estudando sobre vendas), conquistava a confiança do público.

Ora, ele aprendeu que um dos requisitos mais importantes para um vendedor, é transmitir confiança para seu ouvinte. Isso ele sabia fazer… e bem. Então fez essa habilidade dele crescer, e se tornou bom no que se propôs a fazer.

Porém, se ele ficasse apenas se comparando com os vendedores extrovertidos e falantes com os quais convivia, provavelmente teria desistido da profissão.

Então, siga este conselho que aprendi com um grande empresário brasileiro: compare-se apenas com você mesma. Assim você perceberá pontos fracos que podem melhorar. E perceberá pontos fortes (ainda que ninguém mais ache) nos quais poderá orgulhar-se de si mesma.

Deus a fez única e especial. Blá, blá, blá. Eu sei que parece clichê. Mas é a mais pura verdade. Quando você realmente acreditar nisso, perceberá a riqueza que só você tem em mãos.

 


autoestima


 

Inveja e autoestima

A inveja é um pecado muito feio (Provérbios 27:4). Porém, mais comum do que imaginamos, e isso até mesmo no meio cristão. E uma das principais razões para ela existir é novamente a mania de nos compararmos.

Queremos o que o outro tem. Ou nos ressentimos por não ter o que o outro possui.

Muitas pessoas sentem inveja do outro, se arrependem disso, mas não sabem como eliminar esse pecado da sua vida. Mas a solução é bem simples (embora não seja fácil).

Quando você começar a se amar e a se comparar apenas consigo mesma, verá a inveja sumindo da sua vida. Sim, porque tirará o foco do que o outro já tem, e começará a se concentrar naquilo que deseja conquistar.

Então perceba isso. Olhe para si com os mesmos olhos com que Deus a vê (Jeremias 29:11)

Veja tudo que não lhe agrada. Coloque em um papel e busque uma maneira de melhorar. Trace planos sobre como você vencerá essa dificuldade. Se for preciso, peça ajuda a uma pessoa verdadeiramente confiável (e não apenas de sua confiança).

Por outro lado, veja tudo que você gosta em si mesma. Anote em outro papel e comece  a agradecer a Deus todos os dias pelas suas qualidades.

Este pode parecer um exercício simples, mas é extremamente poderoso. E é um dos muitos exercícios propostos no MAMC, livro oficial aqui do blog.

 

Ore a Deus. Coloque seus sonhos diante dele. Confesse suas dificuldades. Nosso Pai é bondoso. Ele nos ajuda.

 

 mulher cristã

Não permita ser comparada

E não deixe que as outras pessoas fiquem comparando você. Essa é uma prática perniciosa, porém, muito comum no ciclo familiar.

Sempre aparece alguma tia disposta a dar aquela alfinetada. Disposta a medir o seu sucesso com o sucesso da fulana ou do beltrano. Não permita que esse tipo de atitude a atinja.

Valorize quem você é!  Uma das coisas que aprendi nos últimos anos é que, quando aprendemos a nos amar, as pessoas passam a nos respeitar.

Então, agora, faça esse compromisso consigo.

Não permita que a comparação estrague seu dia, sua motivação. Esteja aberta a aprender e a se aperfeiçoar, mas não aberta a se comparar. Reflita bem sobre esse assunto. Essa foi uma verdade libertadora para mim. Espero que seja para você também.

 

 Material  poderoso para a autoestima feminina cristã

Se você quiser conhecer mais sobre autoestima, eu sugiro que conheça o Método Autoestima da Mulher Cristã. Um guia prático, com exercícios simples e eficazes que lhe ajudarão a se transformar em uma mulher vitoriosa segundo os padrões bíblicos.

É um material que tem ajudado muitas mulheres a se conhecer melhor, a conhecer a vontade de Deus em relação a auto estima, e a descobrir caminhos bíblicos e científicos para fortalecê-la.

Fica a dica caso deseje investir seriamente nesta importantíssima área da sua vida. Aliás, um bom sinal de auto estima é gostar de investir em si mesma.

auto-estima feminina

Conclusão

Você é, literalmente uma pessoa única, e por mais que isso possa parecer clichê ou papo de auto-ajuda, a verdade é que mulheres bem-sucedidas e inteligentes não ficam se comparando com outas pessoas. No máximo se espelham nelas.

Sim, é importante termos referências de pessoas vencedoras, para que possamos aprender o que elas fizeram para chegar aonde estão. Quando entendemos este COMO fazer, podemos adaptar à nossa realidade e buscar também o sucesso.

Mas jamais devemos cair na tentação de ficarmos nos comparando com as pessoas.

O importante é saber onde se deseja chegar, conhecer a vontade de Deus para sua vida e valorizar o que você tem de melhor.

Este são apenas alguns passos a seguir dentro do MAMC. E tenho certeza de que se fizer tudo, ficará em lua-de-mel consigo mesma (sinceramente, se eu pudesse me pedia em casamento).

Agora, por favor, compartilhe este artigo, seja um canal de bênção e permita que mais pessoas sejam alcançadas com uma palavra transformadora.

Deixe também seu comentário, crítica, sugestão. Sua interação ajuda a enriquecer o conteúdo do blog.

 

Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa

 

imagem principal: gdfon

demais imagens: unsplash.com by lea dubedout, unsplash.com by kazuend,
unsplash.com by liam welch, unsplash.com by alondra olivas, unsplash.com by adewaa foster

Artigo:
Postado em:
Classificado com:
5
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

7 Comentários

    • Não vale a pena perdermos energia com as comparações. Vamos nos focar no que é bom, e fazer crescer. Obrigada pela sua participação.

      Post a Reply
  1. Cintia, estou lendo o ebook que você disponibilizou, algo realmente abençoado e incentivador! Uma das partes remete a esse artigo e eu tenho que concordar com o quanto o fato de nos compararmos é algo paralisador. Sinto que o Senhor fala bastante comigo através das coisas que você produz. Você certamente também é um modelo de sucesso para muitas leitoras que te acompanham (pude ver isso principalmente com a parte em que você conta a sua história no ebook), por isso, orarei para que o Senhor te abençoe nessa missão de direcionar tantas mulheres.

    Gostaria apenas de tirar uma dúvida: quando você falou que deveriamos colocar em um papel as coisas que não nos agradam em nós mesmas e que deveriamos pedir a ajuda de alguém verdadeiramente confiável e não apenas de nossa confiança, o que exatamente você quis dizer com essa diferenciação?

    Que a paz do Senhor seja multiplicada na sua vida e na de sua família!

    Post a Reply
    • Oi Lorena, obrigada por suas palavras e por suas orações. E sim, eu preciso mesmo delas… só Deus sabe as histórias de bastidores… kkk… mas até aqui Ele tem dado graça.

      Vamos lá, Lorena, sua dúvida:

      A diferenciação é bem simples. Muitas vezes confiamos em pessoas que não são, de fato, confiáveis.

      A bíblia diz que enganoso é o coração do homem, e diz que só conhecemos a aparência das pessoas. Então, muitas vezes, achamos que aquela “super” amiga realmente quer nosso bem… vai fazer de tudo para nos ajudar… e então você confia a ela todos os seus mais “secretos segredos”.

      O resultado pode ser fofoca, preconceito, ou simplesmente apatia e indiferença com sua dor.

      A ideia é: quando for confiar a alguém algo delicado seu, bastante pessoal; procure pessoas realmente mais maduras e com um bom comportamento cristão. Compartilhe sua dor com quem irá chorar com você, e terá condições de dar conselhos que irão RESOLVER seu problema.

      Não fale apenas por falar, para desabafar… fale com o firme propósito de encontrar soluções. Então procure pessoas capacitadas para lhe ajudar.

      Enfim… não confie apenas nas aparências de amizades… procure pessoas maduras e interessadas em ajudar, quando de fato quiser melhorar qualquer aspecto da sua vida.

      É mais ou menos isso…
      Deus a abençoe ricamente,
      Cintia Amorim.

      Post a Reply
      • Muito obrigada por tirar a minha dúvida, Cíntia! Você elucidou e colocou de forma bem explicada o que, infelizmente, eu tive que aprender a duras penas a alguns meses atrás. Obrigada pelo conselho!

        Que o Senhor multiplique a sua Paz.

        Post a Reply
        • De nada Lorena, a ideia do blog é esta, trazer esclarecimento. Ajudar o leitor a sair do ponto A e ir para o ponto B… ou J… ou Z…

          A ideia é promover transformação. Por isso reforço: quando buscar ajuda de alguém, certifique-se de que a pessoa será capaz de lhe dar conselhos que RESOLVAM seus problemas. Senão fica parecendo lamúria.

          É claro que às vezes queremos apenas chorar e desabafar… Mas faça isso com alguém que você saiba que estará, pelo menos, orando por você.

          E conte comigo, ficarei feliz em ajudá-la no que me for possível.

          Deus a abençoe ricamente.

          Post a Reply
  2. Desejo saber como comprar o mamc,tentei de varias formas mas não consegui.
    att
    MARIA DE FÁTIMA

    Post a Reply

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

A Bíblia tem todas as respostas para o seu casamento. Seja sábia: aprenda e lê-la e interpretá-la facilmente. CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×