15 dicas infalíveis para memorizar a bíblia com mais eficiência

ATENÇÃO! Este é o mesmo método usado pelo teólogo André Sanchez, especialista em ensino bíblico, para ler e entender a bíblia de uma maneira absurdamente fácil. E ainda ensinar mais de 2.000 pessoas a fazer o mesmo.

==>Clique aqui para saber mais<==

0 Flares 0 Flares ×
 

Existem poucas coisas na vida que fazem total diferença para o nosso sucesso. E uma das mais importantes delas é a Palavra de Deus. Se você deseja uma vida vitoriosa deve memorizar a bíblia o mais que puder. Por isso desejo compartilhar algumas dicas que lhe ajudarão a escrever a Verdade nas tábuas do seu coração.

 

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmo 119:11

Dica 1 – Colora sua bíblia

Quando você ler a bíblia, tenha em mãos alguns lápis coloridos. Isso é importante para você fazer diferentes marcações nos versículos, tipo:

– azul: versículos de exortação

– verde: palavras de Jesus

– vermelho: promessas bíblicas, e assim por diante.

Pode parecer bobagem, mas é super útil quando se deseja voltar a um texto que leu anteriormente. Isso nos ajuda a encontrar e memorizar versículos mais facilmente.

 

Dica 2 – Leia a Bíblia  e faça disso um hábito 

Quanto mais você se exercitar na leitura, mais facilmente conseguirá memorizar a bíblia. Portanto, faça disso um hábito em sua vida. A grande dica aqui é: comece com pouco.

Não adianta entrar em um programa que lhe exigirá ler 3 ou 4 capítulos por dia, se você ainda não estabeleceu o hábito. Seja fiel no pouco. Prefira começar com 3 ou 4 VERSÍCULOS diários e depois vá aumentando gradualmente.


Dica 3 – Procure textos que lhe dão prazer e que sejam práticos. Fuja das genealogias

Se você quer estabelecer o hábito de ler a Palavra, comece por textos com os quais mais se identifica. Não precisa se forçar a ler Apocalipse, se simplesmente não entende nada do que está escrito. Facilite sua vida, leia o que lhe dá prazer.

Uma dica são os evangelhos e também os livros de Salmos e Provérbios.


Dica 4 -Tenha sempre uma bíblia por perto

Felizmente o mercado brasileiro oferece dezenas de modelos diferentes de bíblias: grandes e pequenas. E agora também  em formato digital. Compre algumas versões pequenas para carregar na bolsa ou no porta-luvas. Ou deixar em alguma gaveta. Tenha sempre uma bíblia para consultar nas horas oportunas.


BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmo 1:1-2

Dica 5 – Conte histórias da bíblia

Nada educa mais a emoção humana do que as histórias. Não é a toa que Jesus sempre recorria às parábolas. Memorize as histórias da bíblia e conte-as sempre que tiver oportunidades. Crie versões diferentes para elas.



Dica 6 – Escreva versículos em cada folha de caderno

Se você é estudante, procure escrever versículos em seus livros e cadernos. Aconselho a escrever o mesmo texto pelo menos umas sete vezes seguida. Assim, você estará em contato de forma mais incisiva e será mais fácil memorizá-lo.


Dica 7 –  Ouça a Bíblia  

Hoje em dia um recurso interessante e muito útil são os CD’s e programas que contêm narrativas bíblicas. Use e abuse deles. Também é possível encontrar vídeos interessantes no Youtube. Esteja sempre em contato com a Palavra.


Dica 8 –   Divirta-se com a Bíblia

Brinque, divirta-se. Esconda ou peça alguém para esconder pela casa, diversos versículos em pequenos cartões. Brinque de achá-los e surpreenda-se, de vez em quando, com um deles.


Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15

Se você deseja conhecer um método infalível para lhe ajudar a memorizar centenas de versículos bíblicos e outras coisas mais, clique aqui.

Dica 9 –  Fale a Palavra em voz alta

Sempre que for possível, recite alguns versículos em voz alta. Isso o ajuda a ouvir e memorizar.


Dica 10 –  Cante a Bíblia, transforme o versículo em uma melodia

Esta é uma maneira super divertida e eficaz de memorizar a bíblia. Transforme alguns versículos em música. Particularmente, fiz isso com vários salmos. Criei músicas com cifras e melodia para tocar no violão.

Eu me lembro de ter decorado, completamente, pelo menos uns 6 capítulos dos Salmos, apenas brincando de cantá-los. Eu me imaginava uma verdadeira “Davi”.


Dica 11 –  Dramatize alguns trechos para memorizar a bíblia com mais emoção

Fale alguns trechos gesticulando, dramatizando a cena. Faça caras e bocas. Use exercícios de trava-línguas. Faça de alguns textos bíblicos uma divertida peça teatral.


Dica 12 –  Faça um bloquinho de versículos

Quando eu era adolescente passava longas horas do meu dia dentro do ônibus indo e voltando do colégio. Para não perder tempo, eu fiz um pequeno bloco cheio de versículos. Super simples e eficiente.

Fiz uma planilha no Word com blocos de mais ou menos 5 por 8 cm. Em cada um digitei um versículo. Cortei-os e fui na papelaria para encaderná-los em espiral. Pronto!

Sempre que eu tinha de pegar ônibus, enfrentar uma fila, ou esperar alguma consulta médica, eu pegava meu bloquinho e tratava de decorar um ou dois versículos.


 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido. Josué 1:8


Dica 13 – Converse com você mesmo

Explique pra você o que você entendeu do texto que acabou de ler. Faça-se perguntas, busque respostas e leia-as em voz alta para si. Esse diálogo intrapessoal costuma ser muito produtivo, e nos ajuda a manter o foco no que é proveitoso.


Dica 14 –  Ensine a Bíblia

Os grandes mestres são quase unânimes em afirmar que uma das melhores formas de aprender é ensinando. Por isso, ensine a Palavra de Deus.  Ensine para as pessoas que são importantes para você. Lembre-se que é dando que se recebe.


Dica 15 – Coloque a Palavra de Deus em prática

De nada adianta você memorizar a bíblia de Gênesis a Apocalipse, se não estiver disposto a colocá-la em prática na sua vida. Então, procure não só aprender, mas obedecer seus doces princípios.

 

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.  Tiago 1:22-25

Dica bônus – Aprenda com quem é especialista em memorização 

Se você quiser conhecer um método específico de memorização da bíblia clique aqui para saber mais.

O Memo Bible 3000 tem uma metodologia fantástica, que já ajudou milhares de alunos a memorizar centenas de versículos, além da ordem correta dos livros da bíblia e muito mais. Conheça este método e se apaixone por ele. É garantido!

Se gostou deste artigo, compartilhe e permita que mais pessoas conheçam essas técnicas.


Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Conheça o Método Esposa Sábia e Virtuosa (MESV):

Mais amor, carinho e amizade no seu casamento.

==> Clique aqui! <==

2 Comentários

  1. gostei de modo que vc colocou para aprender a palavra do senhor .tenho dificuldade mas colocarei em pratica pois quero aprender sobre a palavra do Senhor .obrigado DEUS TE ABENÇOE.

    Post a Reply
    • Que bom, Edenir, este é o ponto chave realmente: colocar em prática. Deus o abençoe ricamente.

      Post a Reply

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Aprenda como ler e entender TODOS os livros da bíblia, em casa, e com auxílio de um especialista... CLIQUE AQUI !
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×