Não consigo dialogar com meu marido… o que fazer?

0 Flares 0 Flares ×

 

Uma questão pra lá de normal que aparece entre as alunas do blog é esta: não consigo dialogar com meu marido. E o que fazer quando o relacionamento chega a esse nível de desgaste?

Vamos analisar neste breve artigo duas coisas:

– possíveis causas do problema;

– possíveis soluções do problema.

Procure identificar em qual das situações sua história mais se encaixa. E se ficar alguma dúvida, deixe no cometário do blog. Eu dou preferência para responder os comentários deixados no blog.

Então leia até o final, ok?

Problemas que afetam o diálogo no relacionamento:

1. Excesso de críticas

As alunas do MESV já sabem que as críticas causam um efeito totalmente contrário ao pretendido. Elas armam as pessoas, que buscam se justificar ao invés de refletir sobre o problema.

Quando você ataca seu companheiro com críticas, ele não reflete sobre o assunto, ele apenas se defende do ataque. E isso é super natural e instintivo. Você também se defende e até revida quando se sente atacada, não é mesmo?

Tente se lembrar disso com frequência: críticas estimulam a auto-defesa.

Pois é, elas são as piores maneiras de tentar iniciar diálogos.

A propósito: depois leia este artigo aqui.

2. Falta de humildade

Infelizmente as mulheres são ensinadas dentro e fora das igrejas que elas são A VOZ DA VERDADE E DO BOM SENSO DENTRO DO LAR. E não é que isso não seja verdade. O problema é que nem sempre isso é a verdade.

Daí muitas esposas sem muito equilíbrio emocional (e tudo bem, eu também era assim)… acabam achando que têm a solução de todos os problemas (sempre). E que os maridos é que são uns tolos por não obedecê-las cegamente.

Isso obviamente gera muito conflito nas relações, pois é dificílimo conviver com o “dono da verdade”. E claro, com o tempo desgasta totalmente a comunicação do casal.
Leia este artigo aqui para entender muito melhor esta questão: o pior conselho que já ouvi sobre casamento

Possíveis soluções

1. Diminuir as críticas e aumentar os elogios

Se por um lado a crítica cria defesa e resistência dentro do lar, os elogios, produzem efeito contrário: eles abrem portas, sorrisos e são uma ótima ponte de comunicação entre o casal.

Quando você se habitua a fazer elogios sinceros e com certa regularidade, cria um clima bom dentro de casa.

Daí sei que algumas leitoras irão chiar:

– Mas como vou ficar elogiando meu marido? Primeiro que ele nunca me elogia. Segundo que ele faz tudo errado. Terceiro que ele é tão insensível que nem me agradece quando teço um elogio a ele.

Bem… o que posso dizer é: comece. Decida dar um primeiro passo, mudar a história começando por mudar você.Persista. E depois avalie o resultado.

Experimente treinar o hábito do elogio

No grupo de alunas do blog um dia surgiu uma questão super bacana, que gerou uma discussão interessante. Uma das alunas disse:

– Eu simplesmente não consigo elogiar meu marido. Ele vive me cobrando isso, mas eu não me lembro de jeito nenhum. As situações passam e eu fico calada. E o pior é que depois me sinto super mal com a situação.

A discussão gerou até um vídeo… rsss… onde foi proposto um exercício para que se crie o hábito de elogiar. Pois a verdade é que nossa sociedade é muito solícita em criticar, mas temos de treinar o músculo dos elogios.

Então fica a dica: se você simplesmente não consegue se lembrar de elogiar seu companheiro, invente um exercício que a ajude a lembrar disso.

Coloque um lembrete na geladeira, ou na sua bíblia… deixe um adesivo diferente na porta do banheiro, ou programe um alarme no seu celular. Enfim: treine o músculo dos elogios, isso faz a diferença.

Tem um artigo interessante sobre isso: 7 elogios que vão deixar seu marido beijando seus pés.

2. Aprenda técnicas de comunicação e persuasão

Tudo é treino, acredite, de certa forma escolhemos o tempo inteiro o que desejamos aprender ou não. E quando decidimos o que queremos, começamos a treinar, não é mesmo? Praticamente tudo funciona assim.

Se você deseja aprender a se comunicar melhor, estude sobre isso. Pesquise conteúdos sobre comunicação, e depois treine. Há temas super interessantes como:

– gatilhos mentais

– neuro persuasão

– psicologia reversa

Dedique um tempo para se aperfeiçoar nesta prática e desfrute dos resultados.

Aqui no blog tem um material muito conciso e prático sobre o assunto, trata-se do Comunique-se Melhor no Casamento. Se quiser conhecer, basta clicar aqui.

Conclusão: não consigo dialogar com meu marido

Uma das coisas que mais quebram o diálogo certamente são as críticas constantes. E uma das coisas que mais ajuda a criar pontes são os elogios. Evite o primeiro, pratique o segundo e comece a ver pequenas mudanças dentro de casa.

E claro, tenha a paciência e persistência de esperar os frutos.

No mais, se gostou deste artigo, compartilhe e permita que mais pessoas tenham acesso a ele.

Deus a abençoe ricamente,
Mulher Sábia e Virtuosa.

imagem: unsplash.com by edwin andrade

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Testemunhos de esposas que conquistaram muito mais amor, amizade e carinho no casamento... CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×