Descubra o verdadeiro segredo da mulher de Provérbios 31

2 Flares 2 Flares ×

Corajosa, elegante, sábia, generosa, bem-sucedida na vida profissional e super realizada na vida amorosa.  Enfim, a mulher de Provérbios 31 era o verdadeiro modelo de sucesso.

Qual era o seu segredo? Talvez você acredite que fosse apenas uma vida espiritual dedicada. Mas não é.

Você e eu estamos cansadas de ver mulheres que são cheias de poder espiritual, mulheres de oração, mas que têm uma vida profissional sofrida, ou uma família atrapalhada, ou mesmo são pessoas dificílimas de se lidar.

É preciso muito mais que poder espiritual para ser realmente uma cristã bem-sucedida em todas as áreas da vida. E erramos bastante em pensar que “servir a Cristo”, é garantia automática de um casamento abençoado.

E o engraçado é que o próprio apóstolo Paulo nos adverte a prestar um culto racional a Deus, ou seja, precisamos ser pessoas espirituais, mas também conscientes.

É preciso saber com clareza o que se quer, ter foco, inteligência emocional. É importante traçar metas e ter atitude.

Então, o que a mulher de Provérbios 31 tinha de especial? Equilíbrio entre as diferentes áreas da vida. Acompanhe comigo esta leitura até o final.

Vamos aprender mais dessa mulher que a bíblia nos coloca como padrão a ser admirado.

5 características da mulher de Provérbios 31

Ela cuidava da sua vida espiritual

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Provérbios 31:30

Ela era uma mulher temente a Deus, e isso se refletia nas demais  áreas de sua vida. Uma mulher que guardava no coração os princípios bíblicos.

Agora, o que você pensa sobre temer a Deus?

Conheço muitos cristãos com um testemunho de vida aterrorizante e que dizem de boca cheia: eu sou um servo temente a Deus.

Na prática, temer a Deus é prestar atenção às escrituras e procurar vivê-la no dia a dia, sem complicações, sem espiritualismos desnecessários, enfim, sem santarrices.

É amar o seu próximo como a si mesmo. Porém, na prática, nós mal conseguimos nos amar de verdade. Daí já começa difícil.


Era emocionalmente saudável

Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Provérbios 31:21

Não era uma mulher medrosa e ansiosa. Antes, era confiante e proativa. Isso se deve, principalmente, ao fato de ser uma mulher de atitude, que plantava as sementes necessárias a uma boa colheita.

Existe uma frase bem interessante cuja ideia é: se você quiser descobrir seu futuro, comece a construí-lo hoje.

Na verdade, sabemos que não temos qualquer domínio sobre o amanhã. Mas isso não é desculpa para esperarmos o acaso ou simplesmente a divina providência.

Devemos procurar fazer a nossa parte, com consciência, com maturidade. E acreditar que a vida é construída no presente, com atitudes maduras que refletirão depois.

Costumo brincar com algumas alunas dizendo que é hoje que construímos, para nosso casamento, uma linda jornada ou uma rota de fuga. Rsss.

Área física – tinha energia e disposição

Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Provérbios 31:17

Ela tinha saúde. Não dá para fazer muita coisa se estivermos enfermas, fora de forma, cheia de pepinos. É importante manter o corpo são, para darmos conta das demandas do dia-a-dia.

Isso é ser prático, racional. E cuidar do templo do Espírito, que é nosso corpo, como um culto agradável a Deus.

Alimentar de uma maneira um pouco melhor. Procurar fazer atividades físicas. Tudo sem desespero, sem se prender a padrões sociais. Apenas com a consciência de estarmos zelando para uma vida mais harmoniosa e produtiva.

Nos tempos antigos, o próprio estilo de vida exigia muito mais do corpo. Hoje estamos mais acostumados ao conforto e à cadeira. Rsss. Então é preciso contrapor isso com um pouco de movimento, sono e boa alimentação.


Relacionamentos – a mulher de Provérbios 31 cuidava de sua família

Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Provérbios 31:27

Era uma boa dona de casa, mãe e esposa. Embora trabalhasse fora e tivesse várias ocupações, não descuidava do marido, dos filhos, nem dela mesmo.

Cuidar da rotina da casa, passar tempo de qualidade com a família parecem coisas impossíveis hoje em dia. Mas o fato é que estamos sempre acostumados a pensar no MEGA, SUPER, POWER, PLUS.

Vivemos em uma sociedade que valoriza o espetáculo. E isso nos desvia do foco das coisas simples. E acredite, o evangelho é bem simples. A vida cristã é simples (por favor, eu não disse medíocre, ok?).

O que mais precisamos é viver com CONSCIÊNCIA. Sim, desligar a vida do piloto automático e começar a pensar mais, questionar mais o que realmente importa. Aquilo em que realmente vale a pena dedicar tempo e esforço.

Eu, por exemplo, depois que decidi sair de vários grupos do Whats app, pude perceber como sobrou mais tempo para rir com a família.


Era satisfeita com sua vida profissional

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Provérbios 31:13

Trabalhava de boa vontade, provavelmente exercendo atividades que lhe davam prazer, para as quais tinha aptidão. Teve a oportunidade e o cuidado de fazer coisas das quais gostava.

Felizmente também temos a opção de  escolher para nós trabalhos que nos fazem bem, que estejam alinhados ao nosso propósito.

Essa questão de propósito, de fazer coisas significativas, com consciência é explorada bem mais a fundo no Método Auto estima da Mulher Cristã.

Procure descobrir o que lhe faz bem, e ao mesmo tempo lhe gera renda. Trabalhar com prazer é algo que nos torna produtivos e realizados.

Quando decidi parar de dar aulas e me dedicar a blogs, parecia uma loucura. Mas hoje minha qualidade de vida é outra.

Todos temos condições de buscar respostas dentro de nós, e criar coragem para dar um passo em direção ao que realmente nos faz bem. Gosto de Provérbios 28 que diz que o justo é intrépido como um leão.

Você já tem toda coragem que precisa para dar uma virada na sua história, basta apenas tomar CONSCIÊNCIA dela. E claro, como diz o apóstolo Tiago, colocar em prática.

Conclusão

A mulher de Provérbios 31 procurou cuidar de todas as áreas da vida dela, vivendo em equilíbrio. Este é provavelmente o maior segredo do seu grande sucesso. Você também pode viver de uma forma equilibrada, procurando dar atenção a todas as áreas da sua vida.

Ore, medite na palavra de Deus e busque n’Ele a força necessária para crescer e dar frutos. Crie uma rotina saudável de oração, entenda mais sobre essa ferramenta poderosa que temos em mãos.

E busque viver com mais consciência, desligando-se do piloto automático dessa sociedade neurótica e consumista. Entre em contato com seus valores mais profundos.

Medite e ore a respeito. Tenho certeza de que o Pai terá todo prazer em auxiliá-la nessa jornada.

E se você precisa recuperar a harmonia no seu casamento, ou simplesmente aprender a construir uma vida familiar em equilíbrio, recomendo que clique aqui e veja este treinamento super bacana.

E aí, gostou do artigo? Então ajude a abençoar e evangelizar outras mulheres. É fácil: basta você compartilhar, clicando nos botões das redes sociais logo abaixo.


Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa.

 

Imagem: unsplash.com by chelsea francis

Artigo:
Postado em:
Classificado com:
5
2 Flares Facebook 0 Google+ 2 2 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo
  > >Comunique-se Melhor no Casamento (clique aqui)<<  

18 Comentários

  1. Muito legal essa ideia de crescer em todas as áreas, e não só na espiritual. Gostei:-)

    Post a Reply
    • Que bom, é verdade, é preciso haver equilíbrio. Deus a abençoe ricamente.

      Post a Reply
    • Que bom Albaniza, volte sempre. Tem muito conteúdo edificante por aqui. Deus a abençoe ricamente.

      Post a Reply
  2. Como é simples e lindo …. Sou homem vim aqui pesquisar e tentar pelo última vez fazer minha mulher entender o segredo pra um bom casamento … Gostei do que li parabéns. ( Mulher virtuosa quem a achará !? ).

    Post a Reply
    • Vagner, o segredo de um bom casamento é cada um assumir seu papel, suas responsabilidades, o compromisso de ser feliz por conta própria… e dividir essa felicidade com o outro.

      Mas tudo isso exige, além de amor, uma boa dose de conhecimento.

      No caso, este é um blog feminino, para as mulheres… mas todos temos espaço para sermos melhores.

      Contudo, acho interessante que cada vez mais homens deixam seus comentários, seus pontos de vista no blog… torço para que as mulheres mais atentas, saibam interpretar a visão masculina dos fatos e, juntamente com o conteúdo aqui exposto, construir um conhecimento transformador… embasado em diferentes perspectivas.

      Sonhar não custa nada, não é mesmo? (rsss)

      No mais, espero que o artigo acrescente coisas boas ao relacionamento de vocês. Deus os abençoe ricamente.

      Post a Reply
  3. Entendo que o sucesso dessa mulher não era o fato de ser espiritual, e sim por ser temente a Deus. Quando tememos a Deus procuramos ter uma vida equilibrada.O livro de Provérbios começa com a ordem de temer ao Senhor (Pr1.7) e termina com a descrição de uma mulher que cumpre bem está ordem.

    Post a Reply
    • Aeee, Denise, concordo plenamente. Precisamos espiritualizar menos a vida cristã, e vivê-la muito mais.

      Se o fizermos, com sabedoria, discernimento, bom senso e temor de Deus, já estaremos dando passos largos em direção ao sucesso. Deus a abençoe ricamente.

      Post a Reply
  4. Que bênção de palavra ja tinha ouvido antes outra pessoa falar sobre esse asunto ai tenho a prova que a palavra de Deus se renova a cada manhã coisas são acrescentadas em nossas vidas .

    Post a Reply
    • Fico feliz que tenha gostado e se sentido edificada. A intenção é esta mesmo. Volte sempre. Deus a abençoe ricamente.

      Post a Reply
  5. Amei 😍
    Ajudou muito no meu estudo . Parabéns, Deus lhe abençoe muito.😘

    Post a Reply
    • Amém, Deus a abençoe também.

      Post a Reply
  6. Primeiramente, gostaria de parabenizar por essa postagem extremamente edificante, pois sou novo na caminhada e principalmente no que diz respeito a analisar as coisas à luz das escrituras e digo que esse texto veio como uma resposta que tanto precisava.

    No mais, quero aproveitar a oportunidade para deixar o seguinte questionamento, crendo que terei essa dúvida sanada por alguma mulher virtuosa…

    No que diz respeito a beleza exterior, ela deve contar como um dos parâmetros principais quando se acha alguém ou deve ser algo analisado em segundo plano?

    Desde já, agradeço pela resposta e desejo muito sucesso 😊

    Post a Reply
    • O conceito de beleza exterior é extremamente relativo, pois cada um tem sua própria ideia a respeito (embora a sociedade tente sempre impor padrões). Já que você é novo na fé, deixo como reflexão a palavra que Deus disse a Samuel quando este foi ungir o novo rei de Israel. Foi mais ou menos assim:

      – Samuel, não se preocupe com a aparência, não se deixe enganar por ela, pois eu, o Senhor, sondo o coração.

      Já vi muita gente entrando em repetidas furadas amorosas porque se importou só com a casca. Mas, no fundo, eles só tiveram o que mereceram no momento, porque semelhantes se atraem (e não estou me referindo ao físico).

      Deus o abençoe ricamente.

      Post a Reply
      • Agradeço imensamente pela resposta EXTREMAMENTE rápida e digo que já ganhou mais um seguidor rs’.

        “O conceito de beleza exterior é extremamente relativo, pois cada um tem sua própria ideia a respeito…”, me refiro exatamente nesse sentido, a beleza exterior segundo a ideia de uma determinada pessoa, para ser mais específico, no meu ponto de vista rs’.

        A “parceira” tem um ótimo testemunho, trata com respeito os pais, os familiares e demais (tenho observado isso atentamente), demonstra um zelo invejável no que diz respeito a obra de Deus e o ponto mais intrigante e causador da minha perplexidade… consegue me atrair de uma forma assustadora (num bom sentido) mesmo sem se enquadrar em QUASE NENHUM “quesito” de beleza meu.

        Mas conforme você já postou, 1 Samuel 16:07, Deus não vê da mesma forma que nós vemos.

        Agradeço mais uma vez pela atenção em ler e responder o meu comentário imenso rsrs’.

        MUITO SUCESSO E QUE O SENHOR TE ABENÇOE GRANDEMENTE.

        Post a Reply
        • Bacana! Tem uma ideia na qual acredito piamente, e para quem ainda é solteiro, talvez ajude.
          TORNE-SE a pessoa que você quer ter ao seu lado para a vida inteira, porque, no fim das contas,
          os iguais se atraem.
          Você faz muito bem em observar o comportamento acima das aparências… e saiba que uma esposa prudente é um tremendo presente de Deus para os homens sábios.
          Deus o abençoe ricamente.

          Post a Reply
    • Também gosto demais de Provérbios… o livro da Sabedoria. Deus o abençoe ricamente.

      Post a Reply

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

PROMOÇÃO! Método Auto Estima da Mulher Cristã com 60% de desconto. Aproveite já... CLIQUE AQUI!
2 Flares Facebook 0 Google+ 2 2 Flares ×