Estudos bíblicos sobre sabedoria – parte 5 – o que é a justiça

0 Flares 0 Flares ×

 

 

Dando sequência à série de estudos bíblicos sobre sabedoria, você verá agora o quinto pilar da sabedoria: justiça.

Até agora vimos os 4 primeiros pilares, a saber:

Conhecimento de Deus

Temor de Deus

Entendimento de Deus

Bons caminhos

Agir com justiça é um dos fundamentos da verdadeira sabedoria (Tiago 1). E também esperar a justiça. Porém, o que é justiça?

Segundo o dicionário Aurélio: justiça é a conformidade com o direito; a virtude de dar a cada um  aquilo que é seu; ainda, a faculdade de julgar segundo o direito e a melhor consciência (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2a edição, revista e aumentada (16a impressão)

 Justiça também pode ser entendida como dar a cada um aquilo que merece.

Certa vez eu realizei uma prova de concurso. Confesso que não estudei como poderia ter estudado. Contudo, ainda assim passei no teste. Mas muito mal classificada.

Eu fiquei sabendo que eles iriam chamar três vezes mais pessoas do que estava previsto no edital. Daí bateu aquele arrependimento! Puxa! Se eu tivesse me esforçado só mais um pouquinho, teria sido nomeada para o cargo.

Orei, pedi a Deus, cruzei os dedos para torcer. Só não fiz o que deveria ter feito. E é claro que não fui nomeada. E nem tive o direito de reclamar. Eu simplesmente não semeei para isso.

Justiça, sabedoria e casamento cristão

Você colhe o que planta (Gálatas 6:7). Se não plantar nada, não colhe nada e ainda pode receber a punição, como na parábola dos talentos (Mateus 25:14-30).

Você pode entender a justiça neste contexto como meritocracia. Você recebe os resultados que fez por merecer. Sejam bons, sejam maus ou simplesmente nulos.

Viver com justiça é viver consciente de nossas responsabilidades e escolhas. Sem chororô, sem mimimi. Mas com maturidade.

É esperar o resultado de suas ações. Sabendo que suas sementes produzirão a 30, 60 ou 100 por um. Ou simplesmente aceitar o fato de que não receberá nada, porque não semeou.

Muitas esposas esperam desfrutar de um casamento feliz cheio de felicidade, mas não buscam isso com o devido empenho. Esperam simplesmente que as coisas caiam do céu.

Definitivamente não é assim. Se você quer ter um casamento abençoado, terá de aprender o que fazer. E realizar a sua parte com entendimento.

Quando você começar a semear com sabedoria, buscando aprender o que é correto, terá certamente resultados condizentes com sua ação.


Reflita sobre isso. E em que áreas esse conhecimento pode afetar sua vida HOJE?

O que você está fazendo ou deixando de fazer?

O que você está esperando, sendo que não plantou qualquer semente?

Você anda magoada com a colheita que você mesma semeou?

Lembre-se: viver com justiça é ter a consciência de que sua vida hoje é resultado de tudo que você fez até ontem. Pense nisso e não se culpe pelos erros. Apenas se proponha a acertar mais.

Aplique esse pilar em qualquer área de sua vida.

Viva com mais sabedoria, você tem de pedir, mas também fazer sua parte: buscar.

Veremos ainda os outros pilares desta série de estudos. Então não perca nada, ok!


Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa.

Artigo:
Postado em:
Classificado com:
5
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O segredo para uma vida de oração vitoriosa... / CLIQUE AQUI AGORA! Aprenda verdades EXTRAORDINÁRIAS...
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×