Como ter sabedoria de Deus #6 – júizo/prudência

0 Flares 0 Flares ×

Oi, se você está lendo este artigo, é porque está  interessada em como ter sabedoria de Deus. Nesta série de estudos estamos analisando as 7 colunas da sabedoria, e você estudará hoje a sexta coluna: juízo/ prudência.

Apenas recapitulando, as outras 5 colunas são:

1. Conhecimento de Deus

2. Temor de Deus

3. Entendimento de Deus

4. Bons caminhos

5. Justiça

A palavra juízo relaciona-se tanto com o ato de julgar, de entender uma situação para aplicar um parecer; como também diz respeito a discernimento, tino, bom senso, sensatez.

Creio que essa segunda linha de raciocínio se aplica melhor ao contexto: ter discernimento.

Quando penso nisso, sempre me lembro de Josué.

Por não ter tido prudência, Josué comprometeu todo o futuro de Israel. Foi um episódio pequeno narrado na bíblia, no qual ele fez aliança com um povo inimigo, um povo ao qual ele deveria destruir (Josué 9).

Josué tentou consertar o estrago, mas novamente o fez de forma imprudente. E só criou mais confusão. Ao invés de simplesmente se afastar daquelas pessoas, quis colocá-las como escravas. Ele não avaliou bem a situação.

Consequência? Israel se contaminou com os costumes pagãos daquele povo, e isso causou-lhe prejuízos permanentes.


JUÍZO E PRUDÊNCIA NO CONTEXTO DA SABEDORIA

Sabe… é preciso entender e discernir situações para aprender a fazer boas escolhas, em momentos apropriados.

É importante aprender a julgar as situações para tomar decisões acertadas. É também importante perceber se nossas decisões e escolhas estão nos levando  para um lugar melhor, ou não.

Ter juízo e prudência é ter a cautela de observar as circunstâncias que nos cercam. Observar tudo baseando-se na palavra de Deus. E aprender a respaldar nossas atitudes e escolhas nesse julgamento: nas verdades das santas escrituras.

Por isso é tão importante também estarmos em oração, buscando a direção de Deus. Podemos apresentar a Ele nossas questões e pedir que nos ajude a julgar/agir da forma correta. Uma mulher sábia tem essa prudência no agir.

Continue acompanhando este estudo sobre as 7 colunas da sabedoria. Se você deseja compreender, a fundo, como ter sabedoria de Deus, é fundamental entender como ela funciona, e em que se baseia.

Fazendo um breve apanhado de tudo que foi visto até aqui, você pode compreender que:

Quando você passa a fronteira do temor a Deus, e começa a desenvolver intimidade com Ele, entende que é preciso trilhar seus caminhos. E sabe que seus caminhos são justos, ou seja, você recebe de acordo com seu esforço.

E sabe também que será preciso ter discernimento para fazer as melhores escolhas, afinal, são as melhores decisões que lhe trarão os melhores resultados, seja em qual área da sua vida for.


Reflita sobre isso!


Está gostando do curso? Comente com uma amiga, compartilhe clicando nos ícones nas redes sociais abaixo.

Deixe também seus comentários, dúvidas, críticas, sugestões.

Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa.

 

imagem: unsplash.com

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

A Bíblia tem todas as respostas para o seu casamento. Seja sábia: aprenda e lê-la e interpretá-la facilmente. CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×