Como adquirir sabedoria – parte 2: sete colunas da sabedoria

0 Flares 0 Flares ×

 

 Oi, como você está? Fico feliz que esteja interessada em aprender como adquirir sabedoria.

Você verá agora a segunda parte do estudo, os sete pilares da sabedoria: a verdadeira sabedoria de Deus.

Apenas relembrando, são sete tópicos, a saber:

1.Conhecimento de Deus

2.Temor de Deus

3.Entendimento de Deus

4.Bons caminhos

5.Justiça

6.Juízo ou prudência

7.Equidade

Você verá agora sobre o temor de Deus.

Segundo pilar: como adquirir sabedoria – temor de Deus

Quando eu estava na faculdade, fiz uma matéria eletiva chamada Antropologia Cultural. O professor dessa disciplina era um francês mundialmente famoso. E era também muito famoso na UFMG por ser extremamente sério e rigoroso.

Eu conhecia a fama dele. Todos me diziam. Você é louca, vai estudar com o ditador?

Contudo… quando fui sua aluna… quando sentei-me para ouvir o que tinha a dizer… fiquei simplesmente encantada. É a pessoa mais culta que conheci até hoje. E, como toda pessoa verdadeiramente inteligente, de uma simplicidade desconcertante.

Felizmente nos demos muito bem. E eu criei pela pessoa dele um respeito e uma reverência natural, tamanha sua capacidade e erudição.

O temor no contexto da sabedoria de Deus

Sabe… eu creio que da mesma forma se dá com o temor a Deus. É claro que, com as devidas proporções. Deus é infinitamente superior a qualquer arqueólogo famoso.

Mas o que desejo transmitir é que o temor a Deus é um passo além do conhecimento, da mera informação. O temor se dá quando começamos a conhecer um pouco mais de perto.

Não é apenas: eu ouvi alguém dizer sobre…

Tem mais a ver com: eu tive alguma experiência com…

Lembra-se do último artigo? Podemos conhecer a Deus, mas só quando nos aprofundamos nesse conhecimento, é que criamos o temor, a reverência.

E sabe o que a bíblia afirma?

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Provérbios 9:10).

Sim, é apenas o começo. Se você aprende a respeitar a natureza do Altíssimo,  reconhecê-lo em sua vida e como mestre regente do Universo, estará dando os primeiros passos rumo à aquisição da verdadeira sabedoria.

Estará levantando um pilar fundamental em sua casa.

Temer a Deus é crer nele e ter a ciência de que ele está acima de nós, regendo o universo, estabelecendo leis imutáveis.

Tememos quando reconhecemos isso, e nos dispomos a conhecê-lo e às suas leis, com o sincero propósito de nos alinharmos a elas. O temor de Deus é a reverência diante de sua majestade e soberania.

Você entende como pode aplicar isso de forma prática em sua vida? Como se alinhar ao que Deus quer, com reverência e sabedoria?

O livro de Jonas e o segundo

pilar da sabedoria de Deus

No livro do profeta Jonas você pode ver uma passagem interessante que revela como adquirir sabedoria. É quando os marinheiros arremessam Jonas no mar, e a tempestade cessa. Leia um trecho:

“ Temeram pois estes homens ao Senhor com grande

temor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor, e fizeram votos”. Jonas 1:16

Uma vez que O conhecemos, precisamos reverenciar sua soberania. Na Bíblia temos vários exemplos de pessoas que sabiam da existência de Deus, mas não reverenciavam isso.

Não basta dizer “Deus existe” e não fazer nada a respeito disso. Você precisa respeitá-lo como soberano condutor do Universo.

Recapitulando:

Você viu que o primeiro passo é conhecer a Deus. Basicamente saber que Ele existe. O segundo é temê-lo, ou seja, reverenciar seu poder.

Agora… muitos cristãos param por aí. Estacionam no segundo passo. E apenas temem a Deus, sem nunca desenvolver um relacionamento mais íntimo e profundo com Ele.

E no próximo artigo veremos como é fundamental, para você que deseja aprender a como adquirir sabedoria de Deus, não apenas temê-lo, mas conhecê-lo em profundidade, como fez Jó.

Então clique aqui se desejar aprender mais um passo da verdadeira sabedoria.

Se está gostando desta série de estudos, seja solidária, abençoe mais pessoas. Compartilhe este artigo.

Deixe também seus comentários com dúvidas, críticas, sugestões. Terei prazer em responder a cada um.


Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O segredo para uma vida de oração vitoriosa... / CLIQUE AQUI AGORA! Aprenda verdades EXTRAORDINÁRIAS...
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×