A piada trágica que destrói casamentos

1 Flares 1 Flares ×

Você gosta de ouvir conselhos para casamento cristão? E por acaso já entrou numa fria por algum deles? Eu já… e vou contar como foi….

O pior conselho que já ouvi sobre casamentos, é quase uma piada. É daqueles tipos de mentiras que são repetidas tantas vezes, que se tornam “verdades” na mente das pessoas.

Sim… e essa é uma estratégia maligna. Fazer a consciência das pessoas se acostumar tanto com um erro, até elas não conseguirem mais se livrar dele.

A mentira torna-se “normal”, e muitos casamentos são destruídos dia a dia com isso.

E sabe o que é pior?

Já ouvi essa bobagem CENTENAS de vezes dentro das próprias igrejas … normalmente entre risos e brincadeiras.

Aliás, nada melhor (para o diabo) do que uma mentira que, além de repetitiva, seja engraçada….

Pois bem… continue a ler o artigo porque revelarei qual é este engano… quais bases bíblicas o refutam… os estragos que ela causa na vida de milhares de famílias… e o mais importante: como corrigir o erro.

Vamos lá?

Um dos piores conselhos para casamento cristão que já ouvi

Se existe uma mentira que tem levado muitos casamentos à infelicidade é a tal frase:

No casamento, a mulher tem sempre 90% da razão.

E existem variações dela, como:

No casamento existe alguém que sempre está errado, e normalmente é o cônjuge que faz a barba.

Talvez você diga:

– Ah! Pelo amor de Deus! Que mal tem falar isso?!

Mas, como foi dito no início do artigo, o diabo sabe que é preciso apenas uma mosca para estragar uma deliciosa sopa.

Trabalhando neste projeto, Mulher Sábia e Virtuosa, já aconselhei centenas de mulheres, e sabe qual a frase que mais ouvi?

– Cintia, eu sempre achei que o meu marido é que estivesse errado.

E exatamente por acharem que são as colunas do lar… a mulher sábia… a ajudadora… é que muitas vezes as mulheres acabam atropelando um dos princípios mais bíblicos e atuais do relacionamento cristão:

A submissão (que, óbvio, não tem nada a ver com ser capacho).

Bem… de tanto acreditarem que são, incontestavelmente, A VOZ DA PRUDÊNCIA e DO BOM SENSO  no lar, muitas mulheres se ofendem com a oposição do marido às suas ideias. E não poucas se tornam briguentas e murmuradoras. Acreditando que o marido deveria sempre acatar suas sugestões.

Pois bem… algo “tão bobinho”… porém, faz um estrago gigantesco nos lares cristãos.

A verdade bíblica a respeito do assunto

A bíblia é bem clara em dizer que o homem é o cabeça do lar. E que, sendo assim, cabe a ele  traçar as estratégias e apontar os caminhos para a família seguir bem.

Porém, o que muita mulher não percebe é que, de tanto insistir que suas ideias é que são as corretas, acabam silenciando e abafando a autoridade do marido.

Este, por sua vez, para não viver em um ambiente de brigas, não raramente se torna apático e omisso dentro de casa.

O fato é que muitos homens também começam a acreditar que as mulheres é que são mais sensatas e têm a razão. Daí cometem um erro bíblico fatal:

Transmitem a liderança do lar às esposas.

Convido você a fazer uma pequena observação:

A maioria das esposas que têm de assumir o controle da casa, sentem-se cansadas, frustradas e ficam magoadas com os companheiros.

No fundo, as mulheres querem estar ao lado de homens de ATITUDE, que demonstram autoconfiança.

Porém, ao mesmo tempo, quando são sistematicamente ensinadas que elas é que são “a indiscutível voz do bom senso”, muitas mulheres acabam anulando o que mais desejam ter do companheiro: liderança madura.

Algumas “tragédias bíblicas” protagonizadas pela “indiscutível voz do bom senso”:

Analisemos brevemente  alguns casos bíblicos em que a mulher tomou a dianteira de uma situação, impôs sua vontade ao marido, e fez uma grande besteira.

É claro que muitas mulheres são sábias e têm sim, palavras boas (Pv 31), conselhos enriquecedores para oferecer em seus lares. O objetivo do artigo não é questionar isso, muito menos rebaixar as mulheres.

A ideia é apenas refletir: será mesmo que as mulheres têm sempre a razão?

EVA E ADÃO

No Jardim do Éden, Deus deu uma ordem expressa a Adão: não coma o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Adão obedeceu a princípio, porém, Eva comeu, e ainda ofereceu ao companheiro, que podia ter simplesmente negado a oferta.

Contudo, por algum motivo, ele cedeu ao apelo da companheira. Abriu mão de sua liderança, e todos sabemos (e sofremos) as consequências desse ato.

SARA E ABRAÃO

Deus havia feito uma promessa a Abraão. Disse que daria a ele um herdeiro.

A promessa demorou e Sara, ansiosa e já sem esperanças… manda que o marido se deite com a escrava Agar.

Abraão poderia simplesmente ter exercido sua autoridade como marido e se negado a ter um herdeiro com uma escrava.

Porém, sabe-se lá os reais motivos, ele cedeu à Sara… acabou criando uma baita confusão entre dois povos que se odeiam até hoje. Além do que, quase levou seu próprio filho à morte, devido aos ciúmes de Sara.

JEZABEL E ACABE

A bíblia relata também que houve em Israel uma rainha que mandava e desmandava em tudo. O problema é que ela era uma discípula fiel de Baal, e seu marido, um homem omisso, acabou deixando que ela corrompesse todo o povo.

Esta é a história de Jezabel, mulher autoritária, e o minguado rei Acabe, que trouxe muitas maldições para seu povo.

Um líder omisso, é um líder morto.

JÓ E SUA ESPOSA

A bíblia relata também que Jó, após sofrer seguidas tragédias em sua vida, acabou doente e mendigando na rua. Sua esposa, ao vê-lo em tal situação deplorável, deu a ele um conselho  “magnífico”:

Amaldiçoa seu Deus e morre.

No momento de maior desespero em sua vida, o que Jó mais precisava ouvir de sua amada era uma palavra de sabedoria. Porém, sua esposa, certamente tomada de ansiedade, naquele momento não teve nada bom a oferecer ao companheiro.

Felizmente Jó parecia não acreditar que a mulher tem sempre a razão. Ele sim, conseguiu manter serenidade para até se ajoelhar e adorar a Deus.

Como corrigir os estragos deste engano

Bem… acho que já deu para entender que a “inocente” piada: a mulher tem sempre 90% da razão no casamento, pode ser bem perigosa.

E pode levar algumas mulheres a ter uma percepção falha da realidade. Acabam sempre querendo impor suas ideias, ao mesmo tempo em que, no fundo, almejam um marido forte, capaz de liderar o lar…

E como corrigir, então, este engano?

Talvez a melhor palavra seja: HUMILDADE…

Humildade para reconhecer que a bíblia não colocou o homem em posição de liderança à toa.

Humildade para aprender que muitas vezes as mulheres são mais passionais, ansiosas, precipitadas.

Humildade para frear nosso impulso feminino de conseguir, de um jeito ou de outro, fazer que as coisas aconteçam do nosso jeito (lembra-se da história de Esaú e Jacó? E como uma mãe acabou colocando um filho contra o outro?).

Humildade de ser feliz, e perceber que um diálogo maduro, participativo e construtivo, é a melhor opção para a construção de uma família bem estruturada.

Conheço muitos maridos que se omitem, e em nome da paz (ou da preguiça), deixam a mulher assumir o total controle do lar. Porém, a estes deixo alguns versículos:

A quem muito foi dado, muito será cobrado. Lucas 12:48

Ao homem foi dado o papel de liderança e, segundo a palavra de Deus, omissão é pecado. Portanto, o marido que cede a todas as pressões da esposa para evitar conflitos, está procurando “confusão” no dia em que chegar ao céu – rsss:

Se você sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando. Tiago 4

Cabe ao homem cristão assumir a liderança de seu lar. E cabe à esposa cristã respeitar e honrar isso, como a boa ajudadora que Deus a criou para ser.

Conclusão

A verdade é que não existe essa história de uma das partes ter 90% da razão. Deus criou o casal para, juntos, descobrirem o que é melhor para o casamento. Por isso é tão importante saber dialogar com humildade, serenidade e clareza dentro do lar.

A bíblia afirma que é melhor serem dois do que um. Duas cabeças, certamente, irão enxergar melhor do que uma.

Portanto:

Mulheres, sejam sábias, vocês  não são a voz da verdade dentro de casa… nem são seus maridos que estão sempre errados. Aprendam a dialogar com sensatez.

Homens, sejam corajosos, e assumam o papel de liderança que Deus outorgou a vocês. Coloquem suas ideias com firmeza, serenidade e clareza. Sabendo que têm um papel importante a cumprir no seu lar.

Pastores e pastoras, sejam sensatos e responsáveis, e parem de repetir essa  piada trágica, de que no casamento a mulher tem sempre a razão.

Uma ajuda pra lá de especial

Bem… agora fica o convite para você conhecer um material que tem ajudado muuuuitas famílias a repararem os erros desta maléfica brincadeira. Trata-se do treinamento: COMUNIQUE-SE MELHOR NO CASAMENTO.

Nele você aprenderá como criar um clima de diálogo produtivo dentro de casa, onde seja possível compartilhar ideias e soluções.

Clique aqui para conhecer o treinamento: COMUNIQUE-SE MELHOR NO CASAMENTO.

No mais, espero que este artigo tenha lhe ajudado a refletir mais sobre questões importantes, e que às vezes passam despercebidas… camufladas de inocentes brincadeiras. Conselhos para casamento cristão que podem ser perigosos em longo prazo.

Sabemos que o diabo é astuto, e nem sempre aparece rugindo como um leão feroz… mas fantasiado de um fofo (e mortal) gatinho.

Se você acredita que este artigo poderá ajudar mais famílias, compartilhe-o. Pequenas atitudes podem fazer grande diferença na vida das pessoas.

Deus a abençoe ricamente,

Mulher Sábia e Virtuosa.

imagem:unsplash.com by ben white

Artigo:
Postado em:
Classificado com:
5
1 Flares Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo
  > >Comunique-se Melhor no Casamento (clique aqui)<<  

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

PROMOÇÃO! Método Auto Estima da Mulher Cristã com 60% de desconto. Aproveite já... CLIQUE AQUI!
1 Flares Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×