Por que você nunca deve evitar maus pensamentos

0 Flares 0 Flares ×


Não há fórmulas ou  segredos definitivos para se alcançar felicidade. Porém, existem algumas dicas que podem nos ajudar bastante a alcançá-la. E uma delas está relacionada aos seus pensamentos.

Sabemos que uma mentalidade negativa só atrai eventos negativos para nós. As pessoas muito pessimistas costumam colecionar motivos para se sentirem ainda mais pessimistas.

A grande notícia é que você pode treinar sua mente para se concentrar apenas em pensamentos construtivos. Mas primeiro é preciso saber uma coisa.


Tudo em que você concentra seu pensamento se expande

Não há como evitar os maus pensamentos. Se tentar fazer isso, ficará tão concentrada em não pensar algo ruim, que o medo fará toda ideia negativa se agigantar em sua cabeça. Você terá, então, dois problemas: maus pensamentos e medo.

Não sei se você lembra da história de Jó, mas aconteceu com ele exatamente o que ele temia. Por que? Basicamente porque todas as suas ações eram motivadas pelo medo que sentia. Ele pensava muito no que não desejava que acontecesse.

Existem algumas leis no mundo que não podemos ignorar, e uma delas diz que “tudo em que nos concentramos se expande”. Se você pensa muito nas coisas que não deseja, elas acabam se agigantando em sua mente, e normalmente se tornam realidade.


Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Jó 3:25


Seus pensamentos geram realidades. E é por isso que é tão importante guardar nossa mente.

E o que fazer, então para não alimentarmos involuntariamente os maus pensamentos?


pensamentos


Substitua os maus pensamentos pelos bons

Exatamente, a palavra chave é: SUBSTITUIÇÃO.

Você não pode evitar um mau pensamento, mas pode substituí-lo imediatamente por um bom.

Há um antigo provérbio que nos ensina que não podemos impedir que um pássaro pouse em nossa cabeça. Mas podemos impedi-lo de construir um ninho.

Quero lhe propor um exercício. Você deve fazê-lo toda vez que um mau pensamento pousar em sua mente:

1. IDENTIFIQUE-O

2. CONFRONTE-O

3. SUBSTITUA-O


Por exemplo. Toda vez que pensar algo do tipo:

– Nossa! Estou cheia de celulite. Estou flácida, precisando de ginástica. Que desastre!

Antes mesmo de o  mal estar se instalar em sua mente, identifique esse pensamento  e confronte-o imediatamente:

– Sim tenho celulite e flacidez! Mas isso não pode me impedir de ser feliz.

Em seguida, substitua o mal pensamento por uma verdade, tipo:

– Posso cuidar melhor da minha aparência, se eu quiser. Mas eu me amo assim mesmo e sei que ninguém deixará de me amar por isso. Minha personalidade é atraente!

Pronto! Você não impediu um mau pensamento, apenas confrontou-o e o substituiu por afirmações verdadeiras e otimistas.

Faça isso toda vez que alguma ideia ruim quiser estragar seu dia. Aja imediatamente na confrontação do mal, antes que ele possa lhe causar qulaquer tipo de mal-estar. Com o tempo e a prática você colherá ótimos frutos de só se concentrar no que é útil e produtivo.

Se estiver passando por uma fase difícil, cheia de pensamentos pessimistas, faça uma pequena lista de bons pensamentos (versículos também são ótimos) e declare-os em voz alta várias vezes ao dia. Deixe a verdade de Deus iluminar você!

Não brigue com os maus pensamentos. Apenas dê um chute neles e se concentre no que é verdade.


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8


Agora, por favor, compartilhe este artigo clicando nos ícones das redes sociais abaixo. Você pode abençoar outras pessoas.

um grande abraço,

Mulher Sábia e Virtuosa.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Cintia

Mulher Sábia e Virtuosa é cristã. Autora de vários livros, muitos deles presentes na seção PRODUTOS deste blog. Confira!

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

4 Comentários

  1. Olá CINTIA
    Por que maus pensamentos não trás fatos bons.
    Uma pessoa qual a cabeça estar cheia de pensamentos ruins ela não deve ser uma pessoa do bem. Então afasta de te aquilo que te corrompe, pois só vai te trazer o mal.
    Se junta aos bons e serás recompensada sempre no reino de Deus. Agradeço por ter compartilhado.
    Desejando um ótimo fim de semana.
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    Post a Reply
    • Oi Clarasol,
      realmente devemos procurar nos cercar do bem, e isso diz respeito também a pessoas do bem. Porém, de vez em quando podemos passar por situações que nos deixam para baixo, pessimistas, como Davi na caverna de Adulão, ou Elias quando pediu para morrer. Então ficamos tentando nos reanimar, repreendendo as setas de pensamentos negativos. O melhor é sempre manter firme os pensamentos na Palavra de Deus, como você disse, e estar em comunhão com pessoas que nos alimentem com palavras bíblicas.
      um grande abraço,
      Cintia Amorim

      Post a Reply
  2. Aqui eu não concordo. A bíblia manda a gente repreender o mau, porque senão ele faz ninho na cabeça. A gente deve saber que o diabo fica nos rodeando dia e noite sem cessar e que ele só precisa de uma chance de dar o bote. Então a gente precisa mesmo é repreender o maligno antes que ele queira nos atacar.

    Post a Reply
    • Sim, Vandinha, entendo seu ponto de vista. Mas o que desejo enfatizar é que, aquilo em que concentramos nossa energia, se expande. Se você se concentrar nos maus pensamentos, com o intuito de repreendê-los, eles se agigantarão em sua vida. Obrigada pela sua participação, ela é muito importante para todos. Cintis.

      Post a Reply

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

A Bíblia tem todas as respostas para o seu casamento. Seja sábia: aprenda e lê-la e interpretá-la facilmente. CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×