Seja feliz! Aprenda como superar o passado (em Cristo)

0 Flares 0 Flares ×

Esse não é mais um artigo de auto ajuda são verdades que você precisa saber para que possa tomar posse de sua liberdade, tomar rédeas de sua vida e aprender como superar o passado.

“A ira de um anjo” é um documentário que, apesar de gravado há anos serve de norte para profissionais que trabalham com crianças mal tratadas e abusadas sexualmente.

Uma infância roubada trás estragos para toda a vida e, infelizmente, o número de meninas e meninos que são abusadas sexualmente é muito maior do que o divulgado.

Em muitos casos as agressões também são verbais, mas quem disse que doem menos? Se uma criança ouve de quem ela mais ama que ela é uma prostituta ela vai acreditar que ela é uma prostituta e no decorrer de sua vida, vai agir como uma.

E, isso sem se dar conta que isso se motiva pelo que ela ouviu na infância.

Mas, você é capaz de recomeçar. Escrever uma nova história e ter um novo fim.

Interessante que o oposto também é válido se uma pessoa é alimentada verbalmente de palavras positivas ela crescerá sendo um adulto mais estruturado emocionalmente.

Apóstolo Paulo foi um homem temido por muitos cristãos. Mas, por ironia do destino um dia ele passou a ser perseguido por ser um. Quando se está disposto a mudar. Tudo muda. Com atitudes novas você obterá resultados novos.

Assim como, alimentos saudáveis fazem bem à saúde. Alimentar sua alma de coisas boas fará bem a você e a sua auto estima. Remoer o passado só faz lhe fará mal.

Alimentar o ódio não é diferente. Perdoar é tirar aquelas algemas invisíveis que te prende ao passado e se dá a oportunidade de viver o melhor de Deus. Pois onde há ódio Deus não habita. Deus é a personificação do amor.

Sua história pode não ter tido um início muito feliz. Mas, não é isso que define quem você é. É o restante de sua história. Quem você escolhe ser.

Neste artigo você aprenderá que:

1. Sua infância diz muito sobre seu presente
2. O futuro é você quem faz


vencer o passado

1. Sua infância diz muito sobre seu presente

Não é preciso ser muito estudado para saber o quão é importante ter uma infância bem estruturada. Uma infância vivida com tudo que uma criança tem direito – brincadeiras intermináveis, o conforto de um lar seguro, alimentação adequada, pais amorosos. Mas, isso foge à regra em muitos casos.

A Ira de um Anjo é um documentário que retrata a primeira infância de uma criança do sexo feminino que foi abusada e maltratada sexualmente por seu pai, e as consequências desses maus tratos são destrutivos à ela e todos que estão a seu redor.

Eu acompanho algumas redes sociais e observo o quanto as pessoas estão carentes de atenção, de amor e em conversa com amigos vejo o quanto o passado atrasa a vida de tantas pessoas.

Muitas pessoas infelizmente até tem uma vida estruturada externamente, mas internamente são desestabilizadas e em muitos casos isso se dá por seu passado o que sofreram física ou emocionalmente.

As pessoas se maltratam internamente, têm dúvidas, medos, raivas. Há um vazio que as persegue.Em muitos casos isso se dá ao que ouviram ou viveram no passado. Mas, quero te lembrar do que as escrituras sagradas falam:

“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.(Gênesis 1:31)

Deus fez o homem e disse que sua obra era boa, em seguida com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR fez uma mulher e trouxe a ele. (Gênesis 2:22).

Eva, sendo feita da costela de Adão, também era boa. Uma vez que somos descendentes de Adão e Eva também somos bons. Tudo o que lhe disserem ao contrário disso é obra do Maligno.

É incrível como uma palavra negativa marca tanto nossas vidas. É incrível como nossa cérebro tem a capacidade de remoer coisas negativas vivenciadas há anos e como nós mulheres somos campeãs nisso.

Somos frágeis com as palavras…elas nos marcam para o bem ou para o mal, mas esta última, infelizmente, marca muito mais.

Muitas mulheres não estão habituadas sequer a receberem elogio. Você já observou que quando uma mulher é elogiada ela tem a tendência de apontar um defeito em si?

Você já se perguntou alguma vez porque Satanás seduziu Eva? Porque ele sabia de sua fragilidade.

Às vezes sabemos de caso de mulheres que são agredidas fisicamente, mas que continuam com o cônjuge, muitas das vezes elas não os largam por algumas frases que valem muito mais do que as agressões sofridas. Umas de amor ou de desprezo fazendo-as se sentir um nada, daí elas temem perde-los e não superar a perda.

Tenho uma palavra pra você hoje, não importa quem você foi. Há um provérbio popular que fala “quem vive de passado é museu”.

Dê a você mesmo a oportunidade de fazer diferente. RECOMEÇAR.

Sabe aquelas palavras negativas e depreciativas que te disseram quando você era criança? É tudo mentira! Satanás usou aquelas pessoas para te magoar. Ele sabia dos planos maravilhosos de Deus para tua vida. O que ele fez? Semeou palavras negativas e você acreditou nele.

Mas, à medida que você conhece a verdade e toma posse você é LIVRE:

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32).

Vamos fazer uma brincadeira, séria, pegue papel e caneta e preencha a lacuna.

como superar o sofrimento

Você vai escrever ao lado esquerdo todas as mentiras que lhe contaram no decorrer da sua vida, principalmente durante sua infância. Quando terminar de coloca-las (à esquerda) você vai escrever o oposto (a direita) – que são as verdades e ao meio quem as proferiu.

É interessante que você faça uma análise dos fatos. Entenda que, em muitos casos a pessoa não queria te atingir queria atingir alguém próximo a você, mas ela não tinha coragem para isso. Então, atingia você uma criança indefesa.

Quanto aos abusos sexuais sei o quanto é difícil e dolorido física e emocionalmente ser abusada sexualmente, principalmente quando o autor do abuso era quem deveria te proteger e amar incondicionalmente.

Mas, entenda você não é única, milhares de meninas foram abusadas sexualmente e reviver as cenas não vai ajudar em nada.

Veja só, tudo que foi dito a você de negativo é mentira e quem é o pai da mentira?

E, tudo de ruim que lhe fizeram também é obra dele, ele veio, senão para roubar, matar e destruir. (João 10:10).

Mas há uma promessa divina que diz:

Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude. Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas (João 10:10).

Bem, listou tudo, rasgue a folha e perdoe quem a feriu. É perdoe. Sabe por quê? É simples: Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Efésios 6:12)

Essas pessoas foram apenas instrumentos de Satanás e eu posso te garantir que elas já pagaram um alto preço por isso, pois temos o livre arbítrio de escolha e elas escolheram por te ferirem.

Mas, se há algo engasgado em sua garganta e você tem a necessidade de falar, mas a pessoa está longe, morreu ou se lhe falta coragem faça como meu filho de dez anos me ensinou:

Uma vez estava muito magoada com uma pessoa que me feriu com palavras durante a infância e ele me perguntou o que estava ocorrendo e contei muito superficialmente. Ele tão novinho, mas usado pelo Espírito Santo falou: “mãe faz assim escreve tudo o que a senhora queria falar pra ela, sem esquecer nada, depois queime”.

E assim eu fiz. Escrevi um jornal às lágrimas (claro!). Mas, depois fui liberta. Experimente! Você vai se sentir renovada.

Também é bom que confesse:Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. (Tiago 5:16).

Seja sábio, escolha um amigo discreto e prudente, afinal o homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida. (Provérbios 6:12).

Beth Thomas, a do documentário, era um bebê com apenas 1 ano, quando a sua mãe veio a falecer no parto do seu irmão, e por causa dessa tragédia ela ficou aos cuidados do pai, que a abusou sexualmente e marcou a sua vida.

Seu caso foi registrado por psicólogos e hoje serve para estudos e de alerta. Aquela criança, devido às agressões que sofreu se tornou uma criança que não amava ninguém e tinha prazer em maltratar o irmão. Mas, através de tratamento, de orações e amor ela se tornou uma criança amável.

Talvez você não tenha se dado conta, mas essa timidez exacerbada, o medo desnecessário e essa raiva repentina é uma das sequelas deixada pelas agressões que você sofreu. Mas, assim como Beth Thomas você pode se tornar uma pessoa melhor.

Sua história pode não ter tido um início muito feliz. Mas, não é isso que define quem você é. É o restante de sua história. Quem você escolhe ser.

vencer traumas emocionais

2. O futuro é você quem faz

Tenho grande paixão pelo apóstolo Paulo. Um homem que persegue os cristãos e de repente passa a ser perseguido por que é um. Gosto de apontar duas características do Apóstolo Paulo que o tornam especial.

 

1. O chamado:

Quando Paulo foi chamado ele não se intimidou e mesmo tendo ficado cego, não se fez de vítima. Acredito que usou esse tempo para uma reflexão. (Atos 9:5-9)

2. Fé:

Após ter sido severamente açoitado ele foi preso. E, o que ele fez: cantou e orou (Atos 16:23-26)

Um dia encontrei uma colega que há muito tempo eu não via. O encontro ocorreu na rua mesmo. Quando a vi perguntei como ela estava e ela me disse que estava feliz, finalmente havia encontrado alguém que queria namorar sério com ela.

O rapaz era recém-chegado na cidade, bem cabe aqui falar que moro no interior daí já viu todo mundo se conhece e era justo a preocupação dela. “O passado dela a condenava” e ela temia que uma hora ou outra alguém desse com a língua nos dentes.

Não importa quem você foi. O que importa é quem você é.

Não faz muito tempo pesquisadores descobriram que existem pessoas que, apesar de terem passado por adversidades diversas não são abaladas. Pessoas resilientes tem a capacidade de superar os problemas com muita facilidade.

Não quer dizer que não tenha doído elas simplesmente não param e ficam remoendo a situação triste. Pelo contrário, elas usam essa adversidade com um degrau para sua vitória.

No entanto, essas pessoas são minorias, mas podemos aprender muito com elas.
Faça como o apóstolo Paulo esqueça as coisas que ficaram para trás e avance para as que estão adiante (Filipense 3:13)

Você pode começar fazendo pequenas mudanças depois isso se tornará um hábito.
Você já deu o primeiro passo. Deletou de sua vida tudo aquilo que te fez mal. Agora preencha sua vida com boas imagens.

Eu tinha a mania de ver histórias tristes. Pra que? Isso só atraia coisas ruins para a minha vida. Se você for fazer pesquisas na internet procure por histórias de pessoas que são vencedoras.

Uma boa dica para melhorar o aspecto físico são dentes brancos. É incrível como dentes mais alvos dão um aspecto renovado na pessoa.

Veja o que você pode mudar em você seja no lado emocional ou físico. Se é aqueles quilinhos a mais você pode começar por contar certos alimentos em sua refeição. São inúmeros os casos de pessoa que conquistaram o corpo de seus sonhos sem a necessidade passar por um bisturi.

Um corte de cabelo novo dá um up no visual. Com um pouco mais de 30 anos eu tinha um cabelo um pouco grande, entretanto queria que ele crescesse um pouco mais. Acontece que, ele estava ressecado e sem vida. Mas, aquilo não importava para mim.

No dia do meu aniversário criei coragem e cortei o cabelo. Nossa! Fui tão elogiada. Lógico, que sempre há um com“espírito de porco” pra querer te colocar pra baixo. Não liguei. Estava aparentemente mais jovem. Aspecto mais leve e lógico, passei a atrair coisas boas para minha vida.

Mas, você pode pensar: ah! Mas, eu não tenho condições financeiras. Bobagem! Minhas unhas estão sempre bem feitas, meu cabelo arrumado e sou mesmo quem faço. No começo as unhas ficavam borradas e quando ia chapar meu cabelo parecia que nunca terminava. Mas, tudo é questão de prática. Hoje pinto as unhas e chapo o cabelo numa agilidade (quase) de profissional.

Observe os ambientes que você frequenta, as pessoas com quem anda. Do que tem alimentado sua alma. Você não obterá resultados novos fazendo as mesmas coisas.
Palavras positivas tornam a pessoa mais alegre, mais segura de si. Se esse não foi o seu caso no passado faça isso agora. Para mudar o seu futuro próximo.

Preencha seu coração com coisas boas. É do teu coração que procedem as fontes da vida (Provérbios 4:23)

Escreva coisas boas a seu respeito e as repita em voz alta quantas vezes for necessário. Imagine-se sendo o que você sempre sonhou.

Tudo muda quando você muda.

Eu amo ler. Perdi a conta de quantos livro eu já li. Contudo, confesso que de fato é um tanto mais complicado ler a bíblia, mas isso não me desmotiva. Leio assim mesmo. Leia você também nem que seja o livro de Provérbios – que nos ensina tanto.

superar conflitos internos

3. Conclusão: como superar o passado!

Um dia li uma entrevista de uma moça que passou por diversas adversidades no decorrer de sua vida e em entrevista ela disse: Tudo o que passei foi para algo melhor e maior. Há um provérbio popular que fala “O que não me mata me fortalece”.

Hoje você é adulta ninguém pode mais te atingir ou tocar ao menos que você permita.

Recomece. Os atos simbólicos que você fez são como ferramentas quebrando as algemas invisíveis que lhe prendiam.

Permita-se ser feliz.

A felicidade não bate em portas trancadas. Permita-se! Li essa frase, um dia, e me apaixonei por ela.

Á medida que você toma as rédeas de sua vida. Tudo muda!

Ah! A minha amiga está feliz com o seu eterno namorado, aquele de quem ela me contou há anos atrás. Pequenos gestos que você passar a adquirir vai tomar proporções inimagináveis. Experimente!

Jesus te chama:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 28:30).

Tenha-o como seu amigo fiel. Ele nunca te abandonará. Não é necessário agora que você viva na igreja, mas que Cristo viva em você. Em seus atos em suas palavras.

Com uma alma e espírito renovados e com um up no visual choverá oportunidades maravilhosas em sua vida.

Deus tem planos maravilhosos para a tua vida. E eu espero que todos se concretizem.

Desafie-se a viver o renovo de Deus em tua vida.

 

Deus tem sempre o melhor para você,

Patrícia Torres.

 

Se você se sentiu abençoada por este artigo, e acha que ele pode abençoar outras pessoas, por favor, seja um canal, permita que mais mulheres o encontrem na internet. É muito simples. Basta compartilhar nas redes sociais, ou deixar seu comentário. Isso nos ajuda a a ranquear melhor nas páginas de pesquisa. Seja uma bênção, é rápido, fácil e edificante.

BIBLIOGRAFIA

• O poder da ação, Paulo Freire
• O poder do hábito, Charles Duhigg
• De derrotada a poderosa, Eli Davidson.

 

imagens: unsplash.com by danielle macinnes;unsplash.com by anthony delanoix

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Autor(a): Patrícia Torres

Patrícia Torres é pedagoga e estudante da bíblia. Tem grande amor por Deus e por sua eterna misericórdia.

Compartilhe este artigo

Se você tem orado, jejuado, batalhado... 

e mesmo assim não consegue vitórias...

talvez esteja cometendo este grave erro...

=> CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS <=

2 Comentários

  1. Maravilhoso texto, parabéns minha querida Patrícia Torres. Vc é um instrumento nas mãos de Deus.
    Esquecer o passado, por mais recente q ele seja, nos dá a oportunidade de vivermos um presente diferente e um futuro extraordinário.
    Vamos prosseguir para o alvo sempre (Jesus) Ele nos sustenta sempre é não olha nosso passado, e sim, nos perdoa e esquece, apaga tudo, façamos o mesmo, conosco e com os outros.
    Um grande abraço e q o Espírito Santo de Deus continue te inspirando.

    Post a Reply
  2. Obrigada, Viviane.
    É verdade, em Cristo somos novas criaturas.
    Ele é nosso advogado fiel.
    Que o Senhor nos abençoe ricamente!
    Grata pelo comentário.

    Post a Reply

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

A Bíblia tem todas as respostas para o seu casamento. Seja sábia: aprenda e lê-la e interpretá-la facilmente. CLIQUE AQUI!
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×